sábado, 3 de outubro de 2015

DGADR: Inauguração por Sua Excelência a Senhora Ministra da Agricultura e do Mar do Bloco de Rega da Maiorca do Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego


No passado, dia 31 de agosto de 2015, a Senhora Ministra da Agricultura e do Mar, Professora Doutora Assunção Cristas, procedeu à inauguração das obras do Bloco de Maiorca do Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego.

As obras, promovidas pela DGADR e financiadas pelo PRODER, infraestruturaram uma área com 510 ha, dotando-a com 156 caixas de rega, abastecidas por uma rede com 18,6 km de condutas em PRFV.

A circulação no interior do Bloco foi beneficiada através da construção de uma rede de caminhos com 27,0 km, tendo sido ainda construída uma rede de drenagem com cerca de 15,0 km e realizado o nivelamento de precisão dos terrenos agrícolas preparando-os para a cultura do arroz. Para a integração paisagística deste Bloco foram plantadas mais de 4 000 árvores e arbustos.

 Nesta intervenção foram também realizadas operações de emparcelamento o que permitiu que os 195 proprietários, que inicialmente ocupavam 789 prédios, com uma área média por prédio de 0,65 ha, passassem a dispor de novos lotes com uma área de 2,20 ha/prédio redistribuídos por 231 prédios. 

O custo total das obras ascendeu a cerca de 6.400.000 €, valor que não inclui o IVA nem as indemnizações pagas aos agricultores pelo não cultivo durante a realização dos trabalhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário