domingo, 27 de setembro de 2015

Produtos da marca "Origem Transmontana" retirados do mercado


LUSA 26/09/2015 - 22:21
Autoridades detectaram casos de botulismo alimentar, uma doença grave, e alertam consumidores.

 
Alheiras e queijos da marca "Origem Transmontana" são suspeitas de terem provocado casos de botulismo alimentar DANIEL ROCHA
 
As autoridades de saúde registaram este mês três casos de botulismo alimentar e, após investigação, decidiram retirar de imediato do mercado os produtos à base de carne e os queijos da marca "Origem Transmontana", foi divulgado neste sábado.

De acordo com um comunicado da Direcção-Geral da Saúde, Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, "no mês de Setembro de 2015 foram notificados três casos de botulismo alimentar, confirmados laboratorialmente, não tendo sido registado nenhum óbito".

Na nota de imprensa hoje emitida é explicado que o botulismo alimentar é uma doença grave, de evolução aguda, com sintomas digestivos e neurológicos, resultante da ingestão de diversos tipos de alimentos, contendo toxinas formadas pelo Clostridium botulinum no próprio alimento.

Segundo as autoridades de saúde, na sequência da investigação epidemiológica ainda em curso, foi possível determinar que a origem destes casos de doença está associada à ingestão de produtos alimentares fumados (alheiras), comercializados com a marca "Origem Transmontana".

Em resultado da avaliação de risco efectuada pelos signatários do comunicado, "foi decidido à luz dos princípios da prevenção e precaução, bem como de defesa do consumidor" a retirada imediata dos produtos suspeitos do circuito de comercialização.

As autoridades de saúde decidiram ainda informar a população para que os produtos adquiridos, à base de carne e os queijos, da marca "Origem Transmontana", não sejam consumidos, dado que estes produtos podem ter sido distribuídos e comercializados em diversos pontos do país, podendo encontrar-se na posse dos consumidores.

"As autoridades competentes mantêm-se atentas e em articulação na resolução desta situação", asseguram no documento conjunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário