quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Governo antecipa pagamento das principais medidas agroambientais



 29 Setembro 2015, terça-feira  AgroflorestalAgricultura
agroambiental

O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM), através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai proceder à antecipação, já em outubro, do pagamento de três das principais Medidas Agroambientais: Agricultura Biológica, Produção Integrada e Conservação do Solo.
Em comunicado, a tutela salienta que a operacionalização das várias medidas agroambientais do PDR 2020 «está a ser efetuada no âmbito da implementação do primeiro ano de reforma da PAC».
«Desde já, pode assegurar-se o adiantamento das medidas da Agricultura Biológica, Produção Integrada e Conservação do Solo», assegura o ministério tutelado por Assunção Cristas.
Segundo o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, «os adiantamentos das ajudas são muito importantes pois proporcionam mais liquidez aos agricultores».
«Como nos anos anteriores iremos procurar antecipar o maior número de apoios possível. No caso das medidas agroambientais, podemos já assegurar o adiantamento em outubro da produção integrada, agricultura biológica e conservação do solo. Estas medidas são aquelas que abrangem mais beneficiários. As comunicações das aprovações aos agricultores serão feitas na área reservada no portal do IFAP, e serão feitas em momentos distintos em função do tipo de medida agroambiental», acrescenta o governante.
Ainda no mês de outubro, também haverá a antecipação dos pagamentos ligados da PAC. Estes adiantamentos, para o pagamento das Vacas Aleitantes, Ovinos e Caprinos, Leite, Arroz e Tomate, serão aumentados para 70%, fazendo uso da possibilidade atribuída no pacote leite apresentado pela Comissão Europeia no último Conselho Ministros Extraordinário de 7 de setembro de 2015.
No mês de novembro, serão pagas as medidas de apoio às Regiões Desfavorecidas (MAZDs). No passado era permitido aos Estados-membros antecipar apoios mais cedo, razão pela qual Portugal antecipou em 2012, 2013 e 2014 estes pagamentos em julho.
Este ano, devido ao facto de a ajuda ter que se montada de novo e o novo regulamento comunitário só permitir pagamentos depois de 16 de outubro, a ajuda às MAZDs será antecipada para novembro.
No mês de dezembro, estará previsto o pagamento de RPB, e outros pagamentos, o qual será feito depois do cálculo definitivo de direitos e o cruzamento com os outros apoios.
Como tem sido prática nos últimos anos, o ministério de Agricultura garante que «continuará a fazer todos os esforços para assegurar a previsibilidade e os pagamentos atempados aos agricultores».
O calendário do IFAP será oportunamente atualizado com mais detalhes sobre os adiantamentos, montantes e pagamentos das medidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário