sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Angola abre linha de crédito para projectos agrícolas, pecuários e pescas

 01-10-2015 
 

 
Dois bancos públicos angolanos abriram uma linha de crédito no valor de 82,7 milhões de euros para financiar projectos agrícolas, pecuários e nas pescas em Angola, informou o Ministério da Agricultura.

Esta linha de financiamento resulta de decisão do executivo e está a ser implementada pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC), após um convénio rubricado a 29 de Setembro com o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), de acordo com informação governamental enviada à agência Lusa.

A operacionalização desta linha surge numa altura em que o Governo tem anunciado a aceleração da diversificação da economia, dependente das exportações de petróleo, mais de 98 por cento do total, e que enfrenta uma crise financeira e económica precisamente face à forte quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional, diminuindo as receitas angolanas.

Segundo o Ministério da Agricultura, este crédito a conceder, indirectamente, pelo Estado no valor de 82,7 milhões de euros (ME) pode financiar projectos de valor até 3,3 milhões de euros, com um período de carência não inferior a 24 meses e pagamento do reembolso dividido por 66 prestações mensais.

De acordo com dados do Banco Nacional de Angola consultados pela Lusa, os sectores da agricultura e das pescas atingiram em Agosto o volume mais elevado de crédito concedido, respectivamente de 1,1 mil ME e 58 ME.

Apesar do potencial histórico e reconhecido ao sector no país, a agricultura angolana teve um peso de 12 por cento no Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2014.

Devido à crise da cotação do barril de crude, o Governo angolano estima que o peso do petróleo exportado nas receitas fiscais angolanas passe de 70 por cento do total de 2014 para 36,5 por cento este ano, com a necessidade de diversificar a economia a ser encarada como prioridade governamental.

Fonte: Dinheirodigital; Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário