quarta-feira, 25 de maio de 2011

«Rural Value» - Facebook: universidade cria jogo português

Facebook: universidade cria jogo português
Rede social terá a partir de Junho novo jogo totalmente desenvolvido
por equipa portuguesa
Por: Redacção | 25- 5- 2011 16: 50

A rede social Facebook terá a partir de Junho um novo jogo totalmente
desenvolvido por uma equipa portuguesa que leva o jogador a gerir uma
exploração agrícola de forma ambiental e economicamente sustentável.
Inspirado no Farmville, o jogo «Rural Value» foi desenvolvido pelo
Instituto Superior Técnico e por uma empresa portuguesa de jogos
(Biodroid) em parceria com uma empresa de design especialista em
social media (Curiosidade Digital).

Este projecto foi coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza e
financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.
Tiago Domingos, professor do Instituto Superior Técnico na área do
ambiente e um dos responsáveis pelos projecto, explicou à Lusa que o
objectivo do jogo criado pela sua equipa é fazer compreender, através
de uma interface gráfica atraente, que a agricultura é uma actividade
moderna produtora não só de alimentos como também de serviços
ambientais.
Segundo Tiago Domingos, o jogo nasceu da combinação de duas linhas de
trabalho que o grupo de investigação tem vindo a seguir, nomeadamente,
na área da agricultura e ambiente com um projecto que envolve 500
agricultores portugueses para sequestro de carbono no solo das
pastagens e outra na área da modelação, de modelos matemáticos, para
explicar como funcionam os sistemas ambientais.
Os simuladores usados para trabalhos científicos podem também ser
usados para videojogos, explicou, tendo assim surgido a ideia de criar
este jogo como forma de sustentar o próprio projecto de investigação e
ao mesmo tempo transformar-se numa ferramenta pedagógica.
Este novo jogo para o Facebook, ao contrário do Farmville, adiantou
Tiago Domingos, é aplicado à realidade portuguesa e obriga o jogador a
tomar decisões correctas do ponto de vista ambiental, em função dessas
escolhas terá ou não sucesso.
«O Farmville não ensina nada sobre agricultura. Este ensina e dá a
noção do que é verdadeiramente a vida no campo, mostrando que a
agricultura pode ser uma atividade moderna sem a imagem ultrapassado
do passado».
A quinta situa-se numa região de Portugal com elevado valor em
biodiversidade e está abandonada e em mau estado.
O jogador é colocado perante o desafio de a recuperar com sucesso
económico e ecológico: além de produzir, tem de implementar medidas
adequadas para a biodiversidade (sem as quais não obterá apoios
públicos ou receitas de atividades como o ecoturismo) e para a
qualidade do solo e dos recursos hídricos (sem a qual não conseguirá
produzir).
As actividades refletem o dia a dia de uma exploração agrícola como
lavrar, semear, gerir o gado, colher e vender os produtos agrícolas
assim como candidatar-se a apoios públicos.
No futuro, o IST e a Biodroid pretendem a inclusão no jogo de novos
cenários (correspondentes a outras regiões agrícolas portuguesas) e de
valências aplicáveis a outras realidades agrícolas.
http://www.tvi24.iol.pt/media-e-comunicacoes/facebook-rede-social-tecnico-instituto-superior-tecnico-internet-tecnologia/1255939-5239.html

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