domingo, 4 de março de 2012

IVDP: “Todos dizem gostar de vinho do Porto, mas são poucos os que bebem regularmente”

Por mundolusiada | 1 março, 2012 as 3:17 pm | Nenhum comentário
Instituto do Douro e Porto lança campanha para servir e vender melhor
o Vinho do Porto, em Portugal.
Da Redação
Com Lusa
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) iniciou em 29 de
fevereiro, em Matosinhos, um plano de formação técnica dirigida a
bares e restaurantes para servir e vender melhor o vinho do Porto.
O presidente do IVDP, Manuel Cabral, fez a apresentação deste plano
frisando que "todos dizem gostar de vinho do Porto, mas são poucos os
que bebem regularmente". "Nós não vivemos bem com o vinho do Porto",
concluiu, considerando necessário contrariar esta realidade e
"trabalhar o gosto e a forma de conviver com o vinho do Porto".
Este ano, o plano dirige-se a estabelecimentos "com maior popularidade
junto dos turistas e em zonas de grande movimento" do Porto, Vila Nova
de Gaia, Matosinhos e Região Demarcada do Porto e no final será feita
uma avaliação dos seus resultados.

"Esperamos atingir no primeiro ano entre 200 a 250 restaurantes",
afirmou. Se o projeto continuar para o ano, Manuel Cabral disse que o
IVDP pretende "desenvolver este tipo de ações noutras cidades e
regiões" portuguesas".
As ações serão ministradas por técnicos de marketing e da Câmara de
Provadores do próprio instituto – que já realiza ações similares com
alguns restaurantes topo de gama – e os alvos prioritários são
"empregados, gerentes de sala e donos" dos estabelecimentos
abrangidos.
Manuel Cabral realçou que o IVDP detetou "uma debilidade muito grande"
na forma como o vinho do Porto é tratado em muitos estabelecimentos,
em aspetos como os copos e as temperaturas a que é servido, quase
sempre inadequados, e também nas suas harmonizações com as comidas.
A formação inclui formação teórica, prova de vinhos e mesmo
"teatralização do momento de serviço", na esperança de que assim
serão, nomeadamente, aumentados os "níveis de conhecimento" do vinho
do Porto e o seu "aconselhamento" a clientes e turistas.
O IVDP espera ainda que o plano promova o "aumento das receitas para
os restaurantes" e possa "contribuir para as exportações através do
estabelecimento de negócios com os turistas".
As vendas de vinho do Porto para os mercados externos estão em queda
"há dez anos" e em Portugal caíram "11% em 2011″, disse à Agência Lusa
o presidente da Associação de Empresa de Vinho do Porto, António
Saraiva, que saudou este plano do IVDP.
"É verdade que não se sabe servir o vinho do Porto", comentou o mesmo
responsável, referindo que "é comum ver-se nos cafés e em restaurantes
do Douro garrafas de outras bebidas conhecidas, menos de vinho do
Porto".
Para o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e
Turismo (APHORT), António Condé, " é uma daquelas iniciativas que não
pode deixar de ser apoiada"
"O grande objetivo é estimular a harmonização da gastronomia com o
vinho do Porto e caminhar para que os restaurantes tenham nas suas
cartas receitas feitas com vinho do Porto", considerou, defendendo que
o vinho do Porto tem de sair o circuito fechado dos "batizados,
comunhões e noites de Natal".
A primeira ação deste plano do IVDP começa em Matosinhos com "25
pessoas de 10 restaurantes" locais, seguindo-se outras duas no próprio
instituto, em março, e depois no Douro.
http://www.mundolusiada.com.br/wordpress/gastronomia/ivdp-todos-dizem-gostar-de-vinho-do-porto-mas-sao-poucos-os-que-bebem-regularmente/

Sem comentários:

Enviar um comentário