quarta-feira, 15 de junho de 2011

FENALAC: A defesa da produção nacional não pode ser um slogan publicitário

14-06-2011

A situação económica, financeira e social do nosso país é por todos
reconhecida como muito difícil e complexa, sendo unânime que
necessitamos de equilibrar o défice externo reduzindo as importações,
nomeadamente, por via do aumento da produção nacional de produtos
agrícolas e bens alimentares. Neste cenário, a defesa da produção
agrícola nacional deverá ser efectivamente no futuro um desígnio de
toda a sociedade, mas com particular responsabilidade por parte dos
operadores económicos, desde a Produção à Distribuição, e dos Poderes
Públicos.

No entanto, a FENALAC enquanto representativa do sector leiteiro
Cooperativo tem acompanhado com perplexidade as recentes iniciativas
de alegada "defesa da produção nacional" promovidas por operadores
económicos da Grande Distribuição, na medida em que este desígnio não
pode ser apenas um lema de uma campanha publicitária bem urdida mas
com propósitos enviesados.
Naquilo que diz respeito ao nosso sector, a produção de leite nacional
tem sofrido nos últimos anos as consequências das opções da
Distribuição, nomeadamente a preferência pelo abastecimento no
estrangeiro (Espanha, França, Alemanha e Polónia) para as suas marcas
próprias, a deterioração das condições comerciais e a utilização do
leite como produto de atracção de clientes às grandes superfícies,
diminuindo assim a percepção do valor do leite enquanto alimento
nutritivamente rico e das suas elevadas exigências em matéria de
processo produtivo e de segurança alimentar (as quais representam um
elevado encargo na cadeia de valor).
Acresce ainda que as importações de leite são uma prática
generalizada, mas especialmente significativa nas cadeias de
Distribuição de origem nacional, situação que torna ainda mais
caricata as campanhas de comunicação das mesmas nos moldes actualmente
em vigor. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram
que no primeiro trimestre de 2011 as importações de leite somaram 41
milhões de litros (no valor de 30 milhões de euros), as de queijo 34
milhões de euros e as de iogurtes 33 milhões. Estes números são
agravados pelo facto de Portugal ser um país auto-suficiente em
matéria de produtos lácteos e as importações corresponderem em grande
parte a produtos das marcas próprias da Distribuição!
A FENALAC não pode deixar de manifestar o seu desapontamento, na
medida em que esta situação tem provocado grandes dificuldades na
remuneração do leite à produção com consequências na viabilidade das
explorações e na própria capacidade produtiva do país que baixou quase
-2% (36 milhões de litros) na última campanha terminada em Março
último. A Defesa da Produção de Leite é algo importante e sério demais
para servir apenas de slogan a campanhas publicitárias.
Anexo: Comunicado Imprensa FENALAC
Fonte: FENALAC
http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia40162.aspx

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