segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A Comissão é favorável à desinfecção dos frangos para combater o campylobacter


Setembro 21
08:29
2015

A Comissão Europeia propôs para aprovação o uso do mais controverso banho de ácido peroxiacético, dos frangos nos matadouros, para controlar as infecções por campylobacter provenientes dos frangos.

A proposta foi apresentada no Standing Committee e aos eurodeputados, no dia 15 de Setembro. Faz parte de um pacote de três medidas para controlar aquela infecção.

O responsável da DG Santé, Koen Van Dyck, quis esclarecer que as três etapas estão interligadas entre si e dependem, sobretudo, do processamento das condições de desinfecção e higiene dos matadouros. Assim, limpar, parar a cadeia de abate e verificar de onde provém a contaminação, são medidas, que, em conjunto, constituem a primeira medida para o controlo da infecção.

A segunda medida passa pela obrigatoriedade dos Estados Membros em colherem amostras e verificar se são compatíveis com os níveis de higiene apresentados pelos matadouros.

A terceira etapa será a possibilidade de uso do ácido peroxiacético para a descontaminação das carcaças.

Esta situação não é nada pacífica. Este método de desinfecção dos frangos no matadouro tem sido altamente polémico, sobretudo em países como a Alemanha e tem sido um obstáculo às negociações com os EUA, país onde o método é correntemente utilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário