segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ANIL ataca grande distribuição

Setembro 21
13:27
2015

A Associação Nacional de Industriais de Laticínios (ANIL) criticou os ataques ao sector, que têm gerado desconfianças no consumidor e acusou a grande distribuição de se estar a aproveitar da crise, em vez de defender a produção nacional.

A ANIL critica os ataques ao sector, em especial às propriedades nutricionais do leite e de alguns produtos lácteos, que consideram injustificados e geradores de desconfiança junto dos consumidores.

A situação é ainda mais complicada, ao nível da distribuição, com margarinas misturadas com manteigas, bebidas não lácteas junto ao leite e produtos semelhantes a queijo, nas mesmas prateleiras que o queijo, o que tem provocado um grande confusão junto do consumidor.

Nesta crise, a posição assumida pela grande distribuição tem sido escandalosa, pois não têm protegido minimamente o sector nacional. A grande distribuição, através das suas marcas próprias, tem privilegiado a importação de leite, colocando-as nas prateleiras a preços muito baixos, fazendo, inclusivé, dumping, o que leva a que este ano, a balança comercial portuguesa, no sector do leite, seja negativa em 250 milhões de euros.

A ANIL defende que é fundamental que todos os operadores da fileira assumam as suas responsabilidades face ao mercado, única solução para sair da crise.

Para o agravamento da crise também tem contribuído a diminuição das exportações, sobretudo para Angola, devido à crise financeira naquela país.

Por último, a ANIL lamenta que não tenham sido aumentados os preços de intervenção pública do leite e manteiga e se tenha optado, em Bruxelas, por um maior apoio à stockagem privada, que praticamente não se aplica em Portugal, devido ao valor irrisório das ajudas e aos custos proibitivos das garantias bancárias associadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário