sábado, 26 de setembro de 2015

UE prevê instalação de mais 160 mil jovens agricultores



 24 Setembro 2015, quinta-feira  Política AgrícolaAgricultura
agricultura
A Comissão Europeia (CE) estima que 160 mil novos jovens agricultores devem iniciar a sua atividade, aproveitando as ajudas no quadro 2014-2020.
Estas são estimativas iniciais, baseadas não só nos programas que estão em vigor, mas também em novos programas que irão sair.
Se se confirmarem os 160 mil novos jovens agricultores, isto significa um aumento de 16 mil novas empresas em relação ao período de 2007-2013.
Devido à reforma da Política Agrícola Comum (PAC), os Estados-membros tiveram a possibilidade de redistribuir ajudas dos pagamentos diretos pelos jovens agricultores.
Dos 44 mil milhões de euros disponibilizados por Bruxelas para os pagamentos diretos, os Estados-membros são obrigados a alocar 2% para os jovens agricultores.
A idade média dos agricultores está a subir, não só na Europa, como um pouco em todo o mundo.
Na União Europeia e segundo dados de 2010, só 7,5% dos agricultores tinha menos de 35 anos, enquanto 29,6% tinha mais de 65 anos.
Portugal é dos países em que o tecido empresarial agrícola é mais envelhecido, pois só 2,6% dos agricultores têm menos de 35 anos.
Esta reforma da PAC permite aos jovens agricultores receberem uma majoração de 25% em relação aos pagamentos diretos e, à parte disso, os Estados-membros podem dar ajudas especiais para permitir o arranque das explorações.
Apesar destas situações especiais, o Presidente do CESA (Jovens Agricultores Europeus) diz que é fundamental encontrar garantias para os financiamentos que os jovens agricultores precisam, para iniciarem a sua atividade.
Fonte: Agrotec 

Sem comentários:

Enviar um comentário