sábado, 26 de setembro de 2015

Produtores de cereais também se queixam

25-09-2015 
 

 
Depois das fortes contestações dos produtores de leite e de carne de porco, a que se juntaram os produtores de carne de bovino e frutas e legumes, chegou agora a vez dos produtores de cereais.

O Presidente do grupo de trabalho de cereais do COPA-COGECA, Max Schulman, manifestou recentemente a sua preocupação face à situação financeira dos produtores.

Este ano, no contexto total, a Europa poderá produzir menos 6,9 por cento de cereais que em 2014, baixando o volume de produção, de 320,5 para 298 milhões de toneladas.

Devido às boas produções mundiais e aos elevados stocks existentes, os preços têm-se mantido nos valores de 2014, o que vai implicar perdas de rentabilidade do sector.

Max Schulman vai mais longe, ao afirmar que, com estes preços e produtividades, os produtores não conseguem, em muitos casos, cobrir os custos de produção.

Para resolver esta situação, será necessário aumentar as exportações europeias de cereais e procurar novos mercados.

No que diz respeito às oleaginosas, a queda de produção na União Europeia é de 11,2 por cento este ano, devido a diversos factores, que incluem uma menor área semeada, os fortes calores de Verão e, finalmente, a proibição do uso dos neonicotinóides.

A produção de proteaginosas aumentou cerca de 35 por cento, devido, sobretudo, às medidas tomadas pela Comissão, no que diz respeito ao meio-ambiente.

Fonte: agroinfo

Sem comentários:

Enviar um comentário