quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Duas dezenas de reclusos habilitados com curso de Agricultura e Ambiente

Actualizado ontem, às 18:28
Ricardo Duarte Freitas

Foto Helder Santos/ASPRESS
Etiquetas
curso de Agricultura, Reclusos
Ferramentas
  
 
21 reclusos do Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF) receberam esta tarde os certificados após conclusão do curso de Agricultura e Ambiente, uma formação que foi ministrada durante no último ano lectivo por 20 formadores da Escola da APEL.

Esta foi a sétima formação de um programa especialmente dirigido a pessoas excluídas socialmente e economicamente desfavorecidas, que representa um investimento de aproximadamente 600 mil euros do Fundo Social Europeu e que já abrangeu um total de 150 indivíduos, entre os quais 21 reclusos.

"O investimento que o Estado está a fazer dentro da cadeia ao proporcionar estes meios e ferramentas de formação é muito grande e resta-vos corresponder na exacta proporção", transmitiu aos reclusos, o director do EPF, Fernando Santos.

Ao longo de dez meses, num total de 740 horas, os utentes da cadeia tiveram formação teórica ministrada por 20 docentes da Escola da APEL que, manifestou, na pessoa do seu director, "disponibilidade para continuar a dar formação seja lá onde for".

Rubina Leal, secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, realçou o interesse dos reclusos em se alistar neste curso que valoriza o conhecimento individual e que os habilita para a inclusão no emprego e na sociedade, abrindo perspectivas no sector agrícola.

Não obstante, sublinhou, o curso não é sinónimo de emprego garantido. Por isso mesmo, Rubina Leal aconselhou-os a se inscreverem no Instituto de Emprego, assim que tiveram cumprido as respectivas penas de prisão. "Com certeza que o estigma da reclusão será futuramente ultrapassado", manifestou.

Os formandos foram seleccionados de um grupo de reclusos que manifestou vontade em aprender mais, nomeadamente os métodos de cultivo de hortícolas e frutícolas. São todos indivíduos que estão a terminar a pena e que serão reintegrados na sociedade a breve trecho.

Sem comentários:

Enviar um comentário