domingo, 20 de setembro de 2015

Universidade do Porto quer saber o que comem os portugueses



 18 Setembro 2015, sexta-feira  IndústriaIndústria alimentar
pao 

A Universidade do Porto vai coordenar um Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física destinado a avaliar os hábitos alimentares e a condição física dos portugueses.
Apoiado pelo programa EEAGrans, o inquérito será realizado por um consórcio de investigadores nacionais e estrangeiros junto de cinco mil portugueses com idades entre os três meses e os 84 anos de idade a serem selecionados a partir do registo de utentes do Serviço Nacional de Saúde.
O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) pretende «recolher dados sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física dos portugueses, estabelecendo a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente os socioeconómicos», indica comunicado da Universidade do Porto.
«Os resultados do inquérito permitirão colmatar a falta de informação harmonizada sobre o consumo e os hábitos alimentares dos portugueses, permitindo, pela primeira vez em várias décadas, desenvolver políticas nutricionais favorecedoras da melhoria da saúde da população com base em dados concretos sobre os hábitos de consumo dos portugueses», acrescenta o documento.
O projeto agora lançado, 35 anos após o primeiro IAN, será levado a cabo por um consórcio envolvendo a Universidade do Porto (Faculdade de Medicina, de Nutrição e de Desporto), de Lisboa (Faculdade de Medicina e de Motricidade Humana) e de Oslo (Faculdade de Medicina), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge - INSA e a empresa SILICOLIFE.
A sessão de lançamento do IAN-AF decorreu esta manhã no auditório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, e foi presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Fernando Leal da Costa.
Fonte: Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário