terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vinho com informação é opção

Regras

Apcor
24/01/12 00:05


O Parlamento discutiu em plenário a possibilidade de alteração das
regras de rotulagem do vinho.

A petição "Vinho com informação é a opção" chegou no dia 13 de Janeiro
à Assembleia da República. O documento que reuniu 11 mil assinaturas
da sociedade civil foi discutido em plenário, estando disponível no
sítio www.youtube.com/watch?v=NijJw5izWW0&feature=youtube_gdata_player
as várias intervenções dos diferentes deputados em relação a esta
matéria. O objectivo é alterar o Decreto-Lei nº 376/97 de 27 de
Setembro (relativo à actualização das disposições de rotulagem do
vinho) no que diz respeito às menções obrigatórias ou facultativas a
constar nas garrafas de vinho.

No texto da petição pode ler-se: "Existem diversas razões que nos
devem levar a optar por escolher vinhos com rolha de cortiça. Graças
às diversas campanhas institucionais, aos artigos e documentários
independentes os consumidores começam a estar cada vez mais
sensibilizados para elas: os montados de cortiça são a base do
ecossistema da bacia mediterrânica e por isso os responsáveis pela
preservação de centenas de espécies vegetais e animais; a rolha de
cortiça é o vedante com a menor pegada de carbono (CO2) na sua
produção e utilização, se a isso juntarmos as toneladas de CO2 retidas
pelos sobreiros então estamos perante um enorme elemento de
"descarbonização" do nosso consumo; a indústria da cortiça é
responsável em Portugal por cerca de 12.000 postos de trabalho
directos, além disso, é dos poucos sectores em que somos lideres
mundiais, com mais de 50% da produção de cortiça e das exportações do
seu principal produto (rolhas); por muito que queiram dizer o
contrário, a rolha de cortiça é o melhor amigo do vinho, logo à
partida do ponto de vista técnico/desempenho, pois permite que o vinho
mesmo depois de engarrafado continue a evoluir através de uma
micro-oxigenação controlada de forma natural; mas também do ponto de
vista de imagem para o vinho, pois os estudos de opinião apresentam a
rolha de cortiça como vedante de eleição dos consumidores."

http://economico.sapo.pt/noticias/vinho-com-informacao-e-opcao_136510.html

Sem comentários:

Enviar um comentário