sábado, 11 de fevereiro de 2012

Falta de chuva está a causar "situação extremamente grave"

Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre

O presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), António Bonito, alertou hoje que a falta de chuva está a causar uma situação "extremamente grave" e "calamitosa" para o sector.
10 Fevereiro 2012Nº de votos (0) Comentários (0)



"O ponto da situação é extremamente grave, porque desde meados de Dezembro que não ocorre precipitação no distrito de Portalegre, o que está a condicionar fortemente o normal desenvolvimento das culturas e das pastagens", explicou o dirigente associativo, em declarações à Agência Lusa.
De acordo com António Bonito, a situação está a "prejudicar" o dia-a-dia dos agricultores e produtores pecuários daquela zona do Alentejo.

"Os agricultores estavam na esperança de tempo chuvoso, mas as previsões meteorológicas apontam para que nos próximos 10 a 15 dias não chova, situação que nos leva a uma seca extrema", observou.
O presidente da AADP relatou que as culturas de Outono/Inverno (trigo, aveias e cevadas) estão em "risco" e as que se seguem (Primavera/Verão) também, devido à falta de chuva.
"As próprias árvores de fruto, os olivais e a vinha estão condicionadas para quando entrarem na floração essa possa ocorrer de forma normal", acrescentou.
Nesse sentido, António Bonito apelidou a situação de "calamitosa" e "bastante preocupante" para a zona de Portalegre.
"O Alto Alentejo foi o local do interior do país onde menos choveu", recordou.
A AADP está a elaborar um documento para enviar ao Ministério da Agricultura, alertando para as preocupações dos agricultores face à seca.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/falta-de-chuva-esta-a-causar-situacao-extremamente-grave

Sem comentários:

Enviar um comentário