sábado, 11 de fevereiro de 2012

PSD quer limitar alimentos não saudáveis nas escolas e imediações

Proposta

O PSD vai propor ao Governo que condicione a venda de alimentos pouco saudáveis nas escolas e no comércio junto a estes estabelecimentos devido ao "flagelo" da obesidade em crianças e jovens, anunciou o deputado Cristóvão Simão.
09 Fevereiro 2012Nº de votos (1) Comentários (0)



Em declarações à agência Lusa, o social-democrata explicou que no projeto de resolução que vão entregar no Parlamento é recomendado o uso de etiquetas coloridas para identificar a adequação dos alimentos à população jovem: vermelho para não saudáveis e verde para saudáveis.
Com a classificação, o PSD quer ver alterado o acesso dos jovens aos alimentos, o que pode implicar restrição ou condicionamento das vendas em escolas e estabelecimentos próximos.
"As ementas nas escolas deveriam também ser etiquetadas de acordo com o valor nutricional dos pratos, dando-se prevalência ao consumo dos pratos etiquetados como "verdes"", lê-se no projecto de resolução.
O deputado lembrou que as doenças cardiovasculares devido à obesidade são a segunda causa de morte em pessoas com menos de 30 anos e que a esperança média de vida diminui entre cinco a 20 anos nas situações em que as pessoas têm peso a mais.

"Noventa por cento das crianças comem quatro vezes por semana 'fast-food' e menos de um por cento destas consome fruta e água diariamente", acrescentou o deputado.
No projecto de resolução, o PSD recomenda um total de nove medidas, que incluem reuniões de profissionais, como dietistas, com associações de pais e planos individualizados para cada criança. "São medidas para o combate ao flagelo da obesidade", resumiu.
O PSD sugere ainda campanhas no serviço público de televisão e com fotografias que mostrem as consequências da obesidade e das doenças relacionadas.
A promoção de programas que forneçam frutas e legumes produzidos localmente para as escolas, a criação de um programa nacional de desporto escolar - organizado por regiões e elaborado em conjunto com os professores de educação física - e a prática do desporto universitário são outras das sugestões do PSD.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/psd-quer-limitar-alimentos-nao-saudaveis-nas-escolas-e-imediacoes

Sem comentários:

Enviar um comentário