quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

IVDP prepara plano a 3 anos para reforçar presença nos mercados

I
2,3 milhões de investimento para reverter tendência
2,3 milhões de euros é o valor que o Instituto de Vinhos do Douro e do
Porto (IVDP) apresenta para a promoção e internacionalização em 2012.
A aposta no território como valor acrescentado ao vinho, a valorização
das Denominações de Origem e a formação para públicos especializados,
são os vetores que distinguem um documento que se vai implementar num
contexto difícil no posicionamento comercial do Vinho do Porto. É na
promoção de Vinho do Porto que será investida a maior fatia do
orçamento, quer nos mercados tradicionais como Reino Unido, quer nos
emergentes, especialmente EUA e Brasil.

A China continua na mira do Instituto com a participação, pela
primeira vez, na Hong Kong Wine e Spirit Fair.
O sector profissional de Vinhos, Restauração e Educação continua a ser
o principal enfoque da estratégia de promoção traçada pelo IVDP.
Promover os Vinhos do Douro e Porto no exterior continua a ser a
grande aposta para 2012. O IVDP pretende reforçar a sua presença no
Brasil, nos EUA, na China e no Canadá, através de ações de promoção
que contemplem a formação de públicos especializados, visitas de
jornalistas e ainda provas de vinho acompanhadas por especialistas do
sector. A participação em feiras internacionais como a Prowein 2012
(Düsseldorf) e a Alimentaria (Barcelona), manter a presença nos
festivais de cinema de Cannes e de San Sebastian, participar pela
primeira vez no Rocky Mountains festival e reforçar a formação que é
ministrada nas escolas de hotelaria, completam a forte aposta na
internacionalização dos vinhos do Douro e Porto.
Quanto a Portugal, a grande novidade passa por uma ação de
reconhecimento e de valorização do Vinho do Porto nos restaurantes e
bares do grande Porto e do Douro. A região e a cidade que são o berço
deste Vinho têm de o conhecer e de o saber promover bem como turistas
que em número crescente nos procuram, devem poder conhecer o Vinho do
Porto, aproveitando-se os efeitos multiplicadores dessa ação.
Para o Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, "o ano de 2012
anuncia-se difícil, em virtude da conjuntura expectável, quer interna,
quer externa. A este contexto não é imune o sector vitivinícola. Em
consequência, e depois de uma década em que o Vinho do Porto tem vindo
a decair no seu posicionamento comercial, impõe-se refletir sobre a
capacidade que temos para, em conjunto, inverter esta situação. Por
isso, o Plano de Promoção para 2012 apresenta já uma série de mudanças
que se prevê possam ajudar nesse sentido, a par com o posicionamento
da própria ação do IVDP".
http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=385&id=26002&idSeccao=4409&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário