quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Promover os sabores da Europa uma estratégia com grande valor acrescentado

O Relatório sobre "A Informação e a promoção dos produtos agrícolas:
uma estratégia com grande valor acrescentado europeu para promover os
sabores da Europa", de que Patrão Neves é relatora do Partido Popular
Europeu, foi ontem votado na sessão plenária do Parlamento Europeu,
tendo sido aprovado por larga maioria.

O aspecto fundamental que este relatório apresenta, por iniciativa da
eurodeputada social-democrata Patrão Neves, é o da "obrigatoriedade de
alargamento da promoção dos Sabores da Europa tanto ao mercado
externo, como ao mercado interno e, a este nível, tanto ao nível
regional como ao nível local, corrigindo assim a perspectiva inicial
sobre este tema, muito restritiva na medida em que se limitava a
produtos tradicionais que respeitassem modos de produção amigos do
ambiente."

Para além destes aspectos, no presente relatório defende-se,
fundamentalmente, a criação de um maior valor acrescentado ao sector
agro-alimentar Europeu, a definição de uma estratégia politica mais
atraente e firme, uma maior simplificação da gestão dos programas de
promoção e sinergia entre os diferentes instrumentos de promoção.

As propostas de Patrão Neves, que já haviam sido aprovadas em Comissão
da Agricultura, vieram agora a ser aprovadas também em reunião
plenária do Parlamento Europeu anunciando uma "política de promoção
dos Sabores da Europa que tem agora uma clara e inequívoca indicação,
por parte do Parlamento Europeu, de que deve ser maximamente
abrangente e que deve ter, entre os seus objectivos fundamentais: o
reconhecimento de que os produtos agro-alimentares europeus obedecem
às mais exigentes normas de produção do mundo, no que se refere a
higiene e segurança, medidas ambientais e de bem-estar animal; a
obtenção de um preço justo para os produtores; e a informação cabal e
objectiva do consumidor."

Estes aspectos, da responsabilidade de Patrão Neves, deverão
contribuir para que as medidas de promoção e de informação, a incluir
na nova proposta legislativa da Comissão Europeia a apresentar no
segundo trimestre de 2013, sejam mais ambiciosas, visando "o reforço
da competitividade do sector agro-alimentar europeu e suas
organizações agrícolas da UE, melhorando a imagem e aumentando a
reputação dos produtos Europeus que, pela sua diversidade, unicidade
em termos de sabor, modo de fazer ligado a um lugar ou tradição, são
apanágios mais que suficientes para nos afirmarmos no mercado
mundial."

Fonte: Gabinete Eurodeputada

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/11/21b.htm

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