segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Syngenta e Unicer apoiam produção de cevada para malte

16 Novembro de 2012


Em 2012 o projecto MaltingUP aumentou a rentabilidade da cevada
dística em 46%. Agricultores receberam majoração de 90€/hectare.
Unicer quer comprar até 40 mil toneladas de cevada em Portugal dentro
de dois anos.

A Syngenta participou, a 9 de Novembro, no IX Encontro Maltibérica
Produtores de Cevada, em Beja, onde apresentou os resultados do
primeiro ano do MaltingUP, uma oferta criada em parceria com a
Maltibérica para proporcionar aos agricultores portugueses mais e
melhor produção de cevada para a indústria cervejeira nacional.

A Syngenta associa-se à Maltibérica, e ao seu accionista maioritário,
a Unicer, no objectivo de aumentar a área de cevada contratada em
Portugal em 20% a 30%. «Esperamos conseguir contratar pelo menos 20
mil toneladas de cevada dística em Portugal, no próximo ano, através
deste programa de apoios e incentivos à produção nacional. Gostariamos
de dentro de dois a três anos comprar 40 mil toneladas de cevada
distica em Portugal», disse António Pires de Lima, presidente da
Unicer. O investimento total desta empresa cervejeira na compra da
cevada para malte em Portugal, este ano, ascendeu a 2,7 milhões de
euros.
Em 2012 aderiram ao MaltingUP 15 agricultores, com uma área de 500
hectares de cevada dística, no Alentejo, Montijo e Coruche. Os
agricultores aderentes receberam um rendimento extra de 90€/hectare,
aumentando a rentabilidade da cultura em 46%, mesmo num ano agrícola
especialmente adverso, devido à seca que assolou o país.

«A cultura da cevada dística é sustentável, mas é preciso dar o salto
no aumento da produtividade. O nosso objectivo é dar resposta a esse
desafio, olhando o sector do ponto de vista do agricultor e usando
todas as tecnologias à nossa disposição para o apoiar, na tomada de
decisão da cultura, no campo e no acesso ao mercado. O MaltingUP nasce
com o intuito de unir a indústria com o agricultor e é uma das
soluções mais inovadoras do mercado», afirmou Madalena Albuquerque,
responsável de culturas extensivas da Syngenta para Portugal e
Espanha.

A ambição da Syngenta é englobar 4.000 hectares de cevada dística no
programa MaltingUP, nos próximos dois anos, e vir a cobrir a
totalidade da cevada contratada pela Maltibérica em Portugal.
Recorde-se que este ano a Maltibérica contratou 5.500 hectares (12.200
toneladas) em Portugal, com uma produtividade de 2.600 kg/hectare de
«qualidade muito boa», revelou Patrícia Cotrim, gestora de projectos
da Maltibérica.
Patricia Cotrim sublinhou ainda que «para nós é fundamental o uso de
semente de qualidade e certificada» e elogiou a parceria: «correu
muito bem, fruto do apoio técnico prestado pela Syngenta. Esperemos
que no próximo ano o MaltingUP volte a ser uma mais-valia». Na lista
de quatro variedades de cevada recomendadas pela Associação Portuguesa
dos Produtores de Cerveja para a próxima campanha, duas – Pewter,
Publican – são da Syngenta.
Os agricultores que aderiram ao MaltingUP testemunham a satisfação com
o protocolo. «Permitiu ter condições mais vantagosas na compra de
factores de produção, o que levou a um aumento da competitividade da
cultura. O apoio técnico da Syngenta e da Maltibérica permite adequar
o maneio da cultura, dando-lhe o que precisa», afirmou Bernardo
Albino, agricultor que produziu 55 hectares de cevada dística no
Alentejo e que é também o presidente da Anpoc (Associação Nacional dos
Produtores de Cereais).

João Banza, agricultor de referência no Alentejo, destaca a «boa ajuda
técnica da equipa Syngenta», porque «ter alguém a aconselhar no
seguimento da cultura e ouvir opiniões de quem acompanha outros
agricultores é proveitoso para ambas as partes» e diz-se satisfeito
com a majoração conseguida – 86€ líquidos por hectare – através do
MaltingUP, nos 70 hectares de cevada que produziu em Ferreira do
Alentejo.
Na próxima campanha o MaltingUP será ainda mais inovador. Madalena
Albuquerque anunciou que «vamos ter maior flexibilidade, adaptar-nos
às necessidade em campo, para que o agricultor possa selecionar a
opção (de aquisição de sementes e produtos fitofarmacêuticos Syngenta)
de acordo com a situação climatérica, dando-lhe a opção de escolher o
que encaixa melhor no seu ciclo de cultura».


fonte: syngenta

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