sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vinho do Porto tem de conquistar novos públicos sem perder a tradição

O vinho do Porto, como produto centenário de características
singulares, está associado a momentos e rituais de consumo
específicos. No entanto, perante a atual dinâmica do mercado vinícola,
é fundamental para o setor apostar em estratégias inovadoras que levem
à sua modernização e à criação de novas formas de o beber. Para o
presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Manuel
de Novaes Cabral, o posicionamento do vinho do Porto como produto
económico estratégico deve passar pela implementação de novas formas e
momentos de consumo para conseguir novos consumidores e atingir
públicos mais diversificados.



"Nos últimos anos, as empresas e as entidades com responsabilidade no
setor têm vindo a fazer um esforço de modernização e de adaptação aos
hábitos e exigências dos consumidores modernos", afirma Manuel Cabral.
No entanto, acrescenta, este "reposicionamento do vinho do Porto, deve
ser o resultado de um esforço coletivo que agregue produtores e
empresas, distribuidores e escolas de hotelaria, sommeliers e chefs,
restaurantes e bares, jornalistas e consumidores, além de todas as
entidades públicas e privadas envolvidas na gestão do território".



Esta "visão" do futuro do vinho do Porto é apresentada na edição
dedicada a esta bebida na coleção Cadernos do Vinho, da autoria de Rui
Falcão. Manuel Cabral traça um cenário de futuro otimista para o vinho
do Porto até porque, nos últimos anos, "o setor tem assistido à
implementação de novas formas de o beber, como é o caso dos cocktails
como o Portonic ou Porto Rosé, numa tentativa de diversificar os
públicos e momentos de consumo e criar uma nova dinâmica económica
ligada ao Vinho do Porto".

Manuel Cabral realça ainda as "inúmeras mudanças na forma de
apresentação do produto, desde os rótulos às garrafas ou às caixas".
"Tudo isto", acrescenta, numa perspetiva empreendedora, "mostrando que
o vinho do Porto não é apenas uma bebida ritual, mas que também pode
ser uma bebida moderna, jovem e fresca" e que "pode ser harmonizado
com as mais variadas propostas gastronómicas".

fonte: mediana

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