8 de Junho, 2011
Os vinhos da Beira Interior, cujas exportações aumentaram 19,9 por
cento entre 2009 e 2010, vão ser alvo este mês de uma acção de
promoção de carácter internacional.
Entre os dias 16 e 19, importadores e jornalistas estrangeiros vão
conhecer os vinhos da região numa iniciativa com provas e visitas a
explorações e incluída no IV Concurso de Vinhos da Beira Interior,
promovido pelas Associações Empresariais da Guarda e de Castelo Branco
e pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Beira Interior.
Segundo a organização, após o sucesso das edições anteriores, o
concurso aposta este ano «na promoção internacional dos néctares
produzidos na região, sem esquecer a divulgação do património e demais
produtos tradicionais».
«O grande objectivo da jornada de promoção internacional dos vinhos da
região é, precisamente, contribuir para a sua divulgação e incentivar
os negócios e a exportação», explicou Luís Baptista Martins, da
organização do evento.
O representante disse que a CVR da Beira Interior, com cerca de 16 mil
hectares de vinha, conta actualmente com 30 agentes económicos: cinco
Adegas Cooperativas e 25 produtores/engarrafadores particulares,
certificando anualmente «cerca de seis milhões de litros de vinho DOC
Beira Interior e VR Beiras».
Luís Baptista Martins recordou que os vinhos da região «têm figurado
entre os 50 melhores, nos últimos três anos, para o mercado do Reino
Unido e para o mercado do Brasil» e nos concursos mundiais «têm vindo
a ser distinguidos com regularidade, sinónimo do potencial e do
crescimento que a região está a ter».
Além disso, destacou, «nos últimos anos, tem-se dado nesta região uma
grande evolução relativa ao aumento do número de produtores e à
qualidade dos seus vinhos», pretendendo a zona «afirmar-se como uma
região de excelência e qualidade na produção de vinhos e ocupar o seu
legítimo lugar juntamente com as grandes regiões vitivinícolas
portuguesas».
Relativamente às vendas, o responsável indicou que se ultrapassou no
ano passado as 500 mil garrafas de vinho exportado.
«Os maiores destaques nos mercados fora da União Europeia vão para os
Estados Unidos da América, Angola, Brasil, China e Canadá e nos
mercados da União Europeia para Reino Unido, França, Alemanha e
Luxemburgo», esclareceu.
A iniciativa inclui uma visita de quatro dias, com 40 convidados
internacionais, entre jornalistas e empresários do sector da
comercialização de vinhos e de agro-alimentares.
A acção, apoiada pelo projecto COOPETIR - Cooperação para a
Competitividade Empresarial, levará os participantes até Almeida,
Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Belmonte, Idanha-a-Nova e
Castelo Branco. Do programa constam visitas a aldeias históricas
provas de vinhos, de doces e de queijos.
SOL/Lusa
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=21389
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