quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Produtores apostam onde "já se vende bem" o vinho verde

29 Fevereiro 2012 | 16:29
António Larguesa - alarguesa@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
Em Março, as "duas maiores comitivas de sempre" partem do Minho rumo a
acções de promoção na Alemanha e na Suiça, dois mercados maduros para
as exportações em que os produtores mais investem em 2012.
De acordo com a informação enviada ao Negócios, na PROWEIN, a maior
feira mundial de vinhos em Dusseldorf (4 a 6 de Março), vão participar
18 produtores, em representação de 87 marcas. A 7 de Março, vão
aterrar em Zurique mais 16 viticultores para promover um total de 70
marcas. Na Suiça vão apresentar-se a importadores, distribuidores,
"sommeliers" e restaurantes.
Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos
Vinhos Verdes (CVRVV), refere que o "grande esforço" de promoção em
2012 foca-se "não em novos mercados, mas naqueles em que já se vende
bem o vinho verde". São os casos da Alemanha, o maior consumidor
europeu de vinhos verdes e o segundo maior investimento da Comissão, e
a Suiça, país a que destina o sexto maior investimento promocional
(283 mil euros).

Como o Negócios noticiou em Janeiro, a CVRVV vai investir este ano um
montante recorde de 3,4 milhões de euros na promoção dos vinhos
verdes, que é também "o maior de todas as regiões demarcadas do País".
Os Estados Unidos, o principal consumidor mundial de vinho verde,
receberá a maior fatia, 22% do total: quase 800 mil euros.
"Em face da conjuntura económico-financeira que se vive em Portugal,
os produtores que quiserem crescer só tem uma alternativa: exportar",
frisou o responsável da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos
Verdes, citado no mesmo comunicado oficial. Segundo anunciou Manuel
Pinheiro, em Janeiro, 2011 foi "o melhor ano de exportação de sempre",
podendo os produtores sonhar em crescer "até aos 50%" de quota de
exportação.
Apesar de menos de um quinto dos produtores da região se dedicarem à
exportação, os vinhos verdes culminam agora "uma década de aumentos
consecutivos na exportação e alargamento dos mercados", disse então
Manuel Pinheiro. Basta pensar que apenas 15.5% da produção era vendida
fora do País em 2002, em 2010 essa de percentagem subiu para 27,4% e
no ano passado terá ultrapassado os 30%.
O vinho branco, que é o grosso do negócio, mantém-se estável há três
anos. Em 2011 as vendas ascenderam a 44,2 milhões de litros, pouco
menos que no ano transacto (44,5 milhões). O verde tinto representa
pouco – 5,4 milhões – e está a ser alvo de "algumas experiências",
também impulsionado pelo fenómeno recente do vinho lambrusco em
Portugal. Já o verde rosé está a crescer, mas em 2011 apenas
representou 1,6 milhões de litros.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=541477

Sem comentários:

Enviar um comentário