terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vinho já é um negócio na China

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27 de Fevereiro, 2012
O vinho é uma das produções nacionais mais bem conhecidas na China,
mas os empresários chineses acreditam que há mercado para outros
produtos e aproveitaram o Salão Internacional do Sector Alimentar e
Bebidas (SISAB) para descobrir «novidades».
A secretária-geral adjunta do Fórum para a Cooperação Económica e
Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), Rita
Santos, garantiu à Lusa que «há interesse» na importação de produtos
portugueses.
«Antigamente, [os empresários portugueses] só bebiam vinho francês, do
Chile e da Austrália, mas como cada vez que eu faço actividades [de
promoção] no interior da China, em Cantão, Xangai, Pequim, levo sempre
vinho português, eles conseguem comprovar que, além de ser barato, tem
um sabor que muitos deles acham superior aos vinhos da França»,
afirmou.

O passo seguinte é «tentar convencê-los a não comprar azeite espanhol»
e «ver outros produtos alimentares» que possam ser promovidos «no
grande mercado da China» porque «há mais para conhecer além do vinho e
do azeite».
Rita Santos, que é responsável por uma delegação que integra mais de
vinte empresários chineses de várias províncias, lembrou o apelo do
primeiro-ministro, Wen Jiabao, para que se aposte nos países de língua
portuguesa e sublinhou que «a China incentiva os empresários a saírem
do seu país para poder constituir parcerias».
Entre as áreas mais apetecíveis para os investidores, em Portugal,
encontram-se o imobiliário «com preços convidativos» a comprar com os
preços de Hong Kong, Macau e Cantão, bem como as energias renováveis,
exemplificou.
A responsável do Fórum destacou ainda o papel de Macau como «uma porta
aberta aos empresários de Portugal», que beneficiam da vantagem de uma
língua comum.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=42604

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