quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Vinho do Porto: saber servir, vender melhor”


IVDP avança com maior iniciativa de educação nacional do Vinho do Porto 

Tendo em conta a importância do Vinho do Porto para a Região e para o País, do valor  acrescentado que a correta forma como é servido pode representar para valorizar os espaços e os profissionais, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), avança hoje com a maior iniciativa de edução nacional do Vinho do Porto. O crescimento exponencial que a procura do turismo no Porto e no Douro tem tido, ressalva, em simultâneo, o desafio no que diz respeito ao conhecimento profissional do Vinho do Porto. Após a apresentação desta manhã, no IVDP, dia 29, na presença de representantes das várias câmaras municipais como também muitas entidades ligadas ao setor do Vinho, do Turismo e da Restauração, a formação arrancou já esta tarde. Até final de 2012, os profissionais do IVDP vão percorrer uma série de restaurantes das zonas mais turísticas do Porto, Vila  Nova de Gaia, Matosinhos, bem como do Douro, para proporcionar aos responsáveis dos restaurantes e bares uma formação técnica, objetiva e cuidada sobre Vinho do Porto.
Será seguido um plano de formação e esclarecimento sobre o que é o Vinho do Porto, as suas diferentes categorias, como deve ser servido, o tipo de copo ideal e temperaturas, assim como as harmonizações gastronómicas.  Ao IVDP associam-se não só várias câmaras municipais como também muitas entidades ligadas ao setor do Vinho, do Turismo e da Restauração.
O Turismo no Porto e Norte de Portugal tem apresentado uma evolução positiva, sendo das regiões que mais cresceu nos últimos anos. Esta tendência foi acompanhada do aparecimento de espaços como bares e restaurantes. Nas informações mais recentes sobre o tipo de turistas que chegam a esta região, é referido um crescimento do turismo de negócios. Em termos de atividades que todos os turistas realizam no destino encontra-se em lugar cimeiro e de destaque o item "experimentar a gastronomia". 
A iniciativa "Vinho do Porto: saber servir, vender melhor"
Está previsto no plano promocional do IVDP para 2012 a implementação de uma campanha de formação para equipas de sala dos restaurantes das regiões do Porto e do Douro, e numa segunda fase, extensível a todo o território nacional. O alvo desta campanha são os restaurantes com maior popularidade junto dos turistas e em zonas de grande movimento e funcionará como atividade de complemento ao trabalho que o IVDP já tem vindo a fazer junto da restauração nacional de nível superior.
Pretende-se com esta campanha (i) aumentar os níveis de conhecimento sobre vinho do Porto nos restaurantes visados, (ii) melhorar o aconselhamento de vinhos a clientes e turistas, (iii) aumentar receitas para os restaurantes através da oferta de produtos com maior valor acrescentado e (iv) contribuir para as exportações através do estabelecimento de negócios com turistas.
Com esta ação, o IVDP procurou parceiros individuais e coletivos que lhe permitam atingir os objetivos propostos, nomeadamente associações locais de restaurantes e bares, mas também agentes isolados interessados em receber esta formação.

fonte: mediana

Sem comentários:

Enviar um comentário