quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Produtores de Vinho Verde investem cada vez mais nas exportações


Alemanha e Suíça recebem, de 4 a 7 de março, as duas maiores comitivas de sempre em ações de promoção

Número recorde. Os produtores de Vinho Verde que vão marcar presença nas ações de promoção na Alemanha e na Suíça constituem as duas maiores comitivas de sempre. Se, na PROWEIN, maior feira mundial de vinhos, que tem lugar em Dusseldorf, de 4 a 6 de março, vão participar 18 produtores, em representação de 87 marcas, já em Zurique são 16 os viticultores e 70 as marcas que, dia 7 de março, se apresentarão a sommeliers, importadores, distribuidores e restaurantes. "Em face da conjuntura económico-financeira que se vive em Portugal, os produtores que quiserem crescer só tem uma alternativa: exportar", sublinha Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).


As ações na Alemanha e na Suíça fazem parte do plano de promoção para 2012, ano em que a CVRVV conta investir o maior orçamento de sempre com vista ao reforço da internacionalização dos Vinhos Verdes: 3,4 milhões de euros. As presenças na PROWEIN e na prova em Zurique marcam, assim, o arranque da campanha promocional além-fronteiras, em dois mercados que representam o segundo e sétimo destinos de exportação de Vinho Verde, respetivamente.

"A Comissão vai fazer um grande esforço de promoção em 2012, não em novos mercados, mas naqueles em que já se vende bem Vinho Verde", revela Manuel Pinheiro, acrescentando que países como a Alemanha, maior consumidor europeu de Vinho Verde, e a Suíça "são absolutamente fundamentais para a estratégia de crescimento das exportações" prevista para este ano.

Dos 3,4 milhões de euros de orçamento definidos para 2012, o maior de todas as regiões demarcadas do país, mais de 300 mil euros vão ser investidos na Alemanha, o que representa nove por cento do esforço de promoção nos mercados internacionais. Com 283 mil euros, a Suíça é o sexto país mundial com maior investimento promocional. Os EUA, principal consumidor mundial de Vinho Verde, vão receber a maior fatia: quase 800 mil euros, ou seja, 22 por cento do orçamento global.

"As verbas envolvidas no plano de promoção para os mercados alemão e suíço dizem bem da importância que cada um tem para os Vinhos Verdes", sustenta ainda Manuel Pinheiro, satisfeito por a CVRVV estar "a abrir caminho" para o crescimento das exportações de Vinho Verde. "A participação de cada vez mais produtores nas ações de promoção prova que se está no rumo certo", conclui.

Os 18 produtores que vão estar presentes no stand dos Vinhos Verdes na maior feira de vinhos do Mundo são: A&D Serviços e Investimentos, Adega de Guimarães, Adega de Ponte de Lima, Quinta de Linhares, Solar de Louredo, Frutivinhos, Quinta de Santa Cristina, Quinta de Santa Cruz, Corga da Chã, PROVAM, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços, Quinta de Gomariz, Solar de Serrade, Casa de Vila Nova e Vinhos Norte.

Já a Adega de Vale de Cambra, Adega de Ponte de Lima, Solar do Louredo, Aveleda; Capla, Casa da Tojeira, Provam, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Gomariz, Solar de Serrade, Sogrape, Viniverde, Vinhos Norte e Soalheiro vão participar, em Zurique, no seminário educativo conduzido pelo reconhecido jornalista de vinhos Stephan Reinhardt.

fonte: mediana


Sem comentários:

Enviar um comentário