De acordo com um estudo realizado em Itália quase 60% dos inquiridos
estão dispostos a pagar mais por um vinho vedado com uma rolha de
cortiça.
Mais de um ano após o arranque da Campanha para a Promoção
Internacional da Cortiça - InterCork, realizou-se um estudo, elaborado
pela Demoskopea*, em Itália, que demonstra que mais de metade dos
italianos inquiridos (57%) estão dispostos a pagar mais por uma
garrafa de vinho vedada com rolha de cortiça.
Os resultados demonstram que um vinho com rolha de cortiça possui uma
melhor imagem (77%) e optar por este vedante é dar um elemento de
valor acrescentado ao vinho (79%) se comparado com os vedantes
alternativos. Também há indicadores de que a rolha de cortiça está
intimamente ligada a uma percepção de qualidade do próprio vinho (74%)
e à sua capacidade de conservar essa qualidade (71%).
O gesto de abrir uma garrafa de vinho, que os italianos associam a um
ritual cheio de charme e elegância, também é muito apreciado. Quase
90% dos inquiridos constatam que o ritual de abrir a garrafa e cheirar
uma rolha de cortiça faz com que o consumo do vinho se torne mais
agradável.
Menos surpreendente, mas, no entanto, importante é o facto da maioria
das pessoas questionadas afirmar que a cortiça transmite o conceito de
tradição (97%).
O estudo de mercado revela, também, que os italianos conhecem as
características da cortiça e estão cientes de que ao escolher uma
garrafa de vinho com rolha de cortiça estão a proteger o meio
ambiente. 83% da amostra está consciente da importante contribuição do
montado de sobro para o meio ambiente, evitando a desertificação e
reduzindo o risco de incêndio. Além do mais, 65% dos inquiridos
atribuem à cortiça as características de um produto natural e de
qualidade e 90% sabe que a cortiça pode ser reciclada.
Registe-se que Itália é o segundo maior produtor vinícola mundial,
apenas ultrapassado pela França, e conta, anualmente, com cerca de 45
milhões de hectolitros produzidos.
Os parceiros do InterCork em Itália, a saber: a Apcor – Associação
Portuguesa de Cortiça, a Assoimballaggi / Federlegnoarredo e a
Rilegno, e as mais importantes empresas produtoras de cortiça neste
país, afirmam "estar satisfeitas com os resultados do estudo".
Registe-se que há mais de um ano estas entidades estão a desenvolver
actividades de comunicação com o objectivo de aumentar a visibilidade
da cortiça e as diversas vantagens deste produto, afirmando-a como a
única solução natural para conservar o vinho.
Fonte: Apcor
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/10/27d.htm
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