quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cortiça é o melhor material para pára-choques de automóveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/11/2011

Micrografia da estrutura da cortiça, o material apontado pelos
pesquisadores com a melhor escolha para a proteção de automóveis
contra impactos. [Imagem: Mariana Paulino]

Você sabia que o material usado como absorvedor de impacto no
pára-choque da maioria dos carros tem o pior desempenho entre todos os
materiais disponíveis?
Esta é a conclusão de Mariana Paulino e seus colegas da Universidade
de Aveiro, em Portugal.
Sustentando o impacto

Os materiais celulares sintéticos - espumas de polímeros e de metais -
vêm sendo usados como absorvedores de impactos há décadas.
Mas a Dra. Mariana acredita, e agora demonstrou empiricamente, que a
cortiça - a mesma cortiça usada como rolha de garrafa - é um material
muito mais eficiente e mais ambientalmente correto.
Segundo ela, o material natural pode ser mais eficiente e mais barato
do que o material sintético, além de poder ser produzido de forma
sustentável.
Materiais para absorção de impacto
A pesquisadora testou a capacidade de absorção de impactos da cortiça,
espumas metálicas e espumas poliméricas, incluindo um produto
introduzido recentemente no mercado e que vem sendo apontado como um
dos mais eficazes já feitos.
Os resultados indicam que a espuma de poliuretano, usada nos
pára-choques da maioria dos carros, tem o pior desempenho entre todos
os materiais testados.
A espuma de alumínio tem a maior capacidade de absorção, seguida de
perto pela cortiça.
Todos os demais materiais se distribuem entre esses dois extremos em
termos de eficiência.
Como material de proteção contra impacto para pára-choques, portas,
colunas e outros reforços estruturais, a cortiça supera a espuma
polimérica mais avançada disponível em termos de valor de pico de
aceleração de impacto.
De fato, em energias mais elevadas, o que equivaleria a uma colisão em
alta velocidade, a cortiça tem o melhor valor de pico de aceleração.
Fique com a cortiça
Os pesquisadores investigaram também o quanto os diferentes materiais
testados invadem o espaço dos ocupantes do veículo em uma colisão.
A espuma de alumínio apresentou o menor deslocamento, seguido pela
cortiça e, logo depois, pela espuma polimérica estado-da-arte. A
tradicional espuma de poliuretano foi novamente o material menos
adequado.
Os pesquisadores concluíram que, apesar de a espuma de alumínio ser
marginalmente melhor do que a cortiça microaglomerada, a cortiça é uma
opção muito melhor para os veículos do futuro por ser mais barata e
mais fácil de processar do que a espuma de metal.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cortica-para-choques-automoveis&id=010170111102

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