03.11.2011
Realizar-se-á, de 25 a 27 de Novembro, o I Encontro da Floresta, na Sala de Actos da Reitoria da Universidade de Aveiro.
Este evento pretende "dar um contributo português" para o Ano Internacional das Florestas 2011, explicam os organizadores. Nele se procurará "debater a importância, a conservação e a sustentabilidade da Floresta Portuguesa, contando com a presença de especialistas nesta área. Também no âmbito do Ano Internacional das Florestas, decorrerá no Museu de Aveiro, a exposição «Floresta Portuguesa – um olhar mais atento», de 19 de Novembro a 4 de Dezembro".
"Em Portugal, a evolução da floresta tem seguido nos últimos milhares de anos um padrão comum em todo o Mediterrâneo, com a destruição da floresta pristina por fogos frequentes destinados a favorecer o pastoreio, com a utilização dos melhores solos para a cultura de cereais, e com o uso do material lenhoso para combustível e para a construção. Desde a Laurissilva, floresta do Terciário que ocupava toda a área da bacia do Mediterrâneo, Sul da Europa e Norte de África e que quase desapareceu com a última glaciação, à floresta dos nossos dias, houve sempre uma ligação muito estreita, entre a História dos Homens e a História das Florestas".
"O I Encontro da Floresta é promovido pelo Herbário do Departamento de Biologia da UA, pelo Núcleo de Estudantes de Biologia (NEB-AAUAv), e pela associação Aldeia. A organização do I Encontro da Floresta alerta para o importante património natural que a floresta integra e as constantes pressões e ameaças que tem sofrido e que conduzem à sua progressiva degradação e destruição. Por isso, desafia: «É urgente alertar e sensibilizar para a necessidade de proteger e salvaguardar o nosso valioso, mas, infelizmente, vulnerável património florestal".
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1519392
Sem comentários:
Enviar um comentário