quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Desastres climáticos fora do comum vão aumentar de frequência

2011-11-01
Desastres climáticos fora do comum - como a tempestade de neve no nordeste dos Estados Unidos e as inundações na Tailândia - vão ser cada vez mais frequentes, diz um relatório Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas.


foto ADREES LATIF/REUTERS


Para além da frequência dos desastres incomuns, é possível que o aquecimento global provoque cada mais fenómenos climáticos adversos, segundo revela um relatório internacional sobre o clima, a que a Associated Press teve acesso.


A versão final do relatório elaborado por um painel de cientistas mundiais para as questões climáticas pinta um futuro dramático para um mundo já muito atingido por catástrofes climáticas, que acarretam custos de biliões de euros.

O relatório sustenta ainda que os custos dos fenómenos climáticos vão aumentar, assim como o número de locais marginais para viver.

O relatório do vencedor do Prémio Nobel do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas será divulgado dentro de algumas semanas, depois da realização de um encontro no Uganda.

"Os extremos são um aspecto realmente perceptível da mudança climática", disse Jerry Meehl, cientista sénior do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica.

O estudo aponta ainda para o aumento de incidência de monções assim como para um aumento das chuvas torrenciais até ao final do século.

Vulcões e tempestades tropicais irão também aumentar ao nível da velocidade do vento mas poderão diminuir de intensidade e de frequência.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2094303&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário