quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Floresta amazónica perdeu 385,5 km2 em Outubro

BRASIL

por LusaOntem


A desflorestação da Floresta Amazónica durante o mês de Outubro atingiu uma área de 385,5 quilómetros quadrados, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A desflorestação foi 52 por cento superior à verificada em Setembro, quando atingiu os 253,8 quilómetros quadrados de mata destruída. Já em comparação com Outubro de 2010, o nível de desflorestação manteve-se praticamente estável. O estado de Rondônia, no norte do país, foi o mais afectado pela desflorestação, com uma perda de 128,6 quilómetros quadrados de mata no seu território.

O estado do Pará, também ao norte, ficou em segundo lugar, com uma desflorestação de 119,4 quilómetros quadrados. Instituto responsável pela pesquisa realça, no entanto, que os dados não são comparáveis de um mês para outro, uma vez que a área observada varia segundo a visibilidade proporcionada pela presença ou ausência de nuvens no céu.
Em Outubro, 17 por cento do território observado estava coberto por nuvens, enquanto em Setembro apenas 5 por cento do terreno não pode ser observado por condições do tempo.

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2157309&seccao=Biosfera

Sem comentários:

Enviar um comentário