quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cavaco apela à exportação da agricultura portuguesa

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

por LusaOntem


O Presidente da República apelou hoje à exportação dos produtos agrícolas portugueses e ao aumento do seu consumo interno, apontando o exemplo do trabalho que está a ser feito por empresas do sudoeste alentejano.

"É um apelo à exportação e à diminuição da importação e, para isso, também os consumidores portugueses têm de ajudar preferindo os produtos agrícolas portugueses, a fruta portuguesa, a carne portuguesa", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas durante uma visita à empresa "Atlantic Growers", na zona de Odemira. Recordando que os apelos ao consumo de produtos portugueses têm sido uma constante nas suas declarações, Cavaco Silva voltou a "convidar" os consumidores a olharem para a origem dos produtos quando vão ao supermercado ou à mercearia e a preferirem os portugueses.
Por outro lado, acrescentou o chefe de Estado, é também importante os portugueses aproveitarem o potencial que dispõem para aumentar as exportações e diminuir as importações de produtos agrícolas. "Temos de saber aproveitar este nosso bom clima, este nosso sol, esta brisa do Atlântico que permite as plantas crescerem mais rapidamente", defendeu.

Cavaco Silva, que antes da "Atlantic Growers" se deslocou às instalações da Vitacress e, à tarde, irá ainda à Camposol, explicou que decidiu visitar três empresas agrícolas do sudoeste alentejano, porque se tratam de bons exemplos. "São empresas que podem ser apresentadas como exemplo, porque é a demonstração que é possível ter alta tecnologia a viver lado a lado com a defesa do ambiente e da saúde pública", disse. Além disso, continuou, "é a demonstração que Portugal pode exportar mais produtos agrícolas, importar menos produtos agrícolas".
"Temos aqui um potencial na nossa agricultura para contribuir mais fortemente para o desenvolvimento económico e social do país e atenuar as dificuldades que Portugal atravessa neste momento", vincou, fazendo votos para que novos investimentos possam surgir na região do sudoeste alentejano. "Já temos aqui um conjunto de cidadãos que vieram de outros países e que encontraram aqui na região de Odemira as condições naturais adequadas para realizar uma produção agrícola que é altamente competitiva com qualquer outro país da Europa", referiu. Insistindo que gosta de "evidenciar os bons exemplos", o Presidente da República destacou ainda as "tecnologias altamente avançadas" que são utilizadas nas empresas que visitou, que conseguem com a sua produção chegar a mercados como o inglês, o mercado alemão, o mercado holandês e outros.
"São empresas tecnologicamente muito avançadas, que apostam na qualidade, com uma organização muito eficiente, que empregam muitos trabalhadores, muito voltadas para a exportação, dessa forma contribuindo para reduzir o nosso défice externo em matéria de produtos agrícolas e alimentares, são empresas que têm parte da sua atividade num parque natural, mas que utilizam boas práticas, conciliando a produção agrícola com preservação do meio ambiente e a saúde pública", notou.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2159046

Sem comentários:

Enviar um comentário