29.11.2011 - 18:52 Por Lusa
Votar | 5 votos 4 de 6 notícias em Local« anteriorseguinte »
Cabos eléctricos de mais de 20 pivots de rega de explorações agrícolas da zona de Évora foram furtados desde o último fim-de-semana, com os prejuízos a atingirem as dezenas de milhares de euros, segundo os agricultores lesados.
O tenente-coronel Joaquim Vivas, do Comando Territorial de Évora da GNR, confirmou que este mês "houve um aumento desde tipo de furtos", indicando que, nos últimos dias, registaram-se cinco casos no concelho de Évora.
O oficial da GNR adiantou que os autores deste tipo de furtos têm vindo a alterar os seus alvos, explicando que deixaram de furtar ou provocar danos nos postos de transformação da EDP e bobines de cobre e passaram para os pivots de rega.
A receptação do material furtado é uma das principais prioridades da GNR, indicou o tenente-coronel Joaquim Vivas, referindo que, quando os autores dos furtos passam a fronteira para Espanha, "torna-se mais difícil a investigação".
Ainda assim, já foram feitas "várias detenções" relacionadas com o furto de cobre, adiantou o oficial.
Um dos casos do último fim-de-semana aconteceu no Monte do Tojal, no concelho de Évora, onde foram furtados os cabos de um pivot de rega, segundo a proprietária da exploração, Marta Manuel.
"Aqui foram furtados os cabos só num pivot, mas, neste fim-de-semana, aconteceu isto a 25 pivots num raio de 20 ou 30 quilómetros. Por acaso, nós tínhamos seguro, mas há agricultores que não têm", disse à agência Lusa.
A agricultora, alvo deste tipo de furto pela segunda vez, adiantou que, no seu caso, os prejuízos podem chegar aos 10 mil euros, que é o valor a pagar "para substituir os cabos eléctricos e o quadro" do pivot que foi destruído.
Mas mais grave foi o caso na Herdade do Gavião, também no concelho de Évora, com os proprietários a contabilizarem furtos de cabos em sete pivots de rega e a destruição dos respectivos quadros electrónicos de comando.
O agricultor Gonçalo Macedo adiantou à Lusa que se trata de "um prejuízo enorme que rondará os 30 mil euros", afirmando que este "é o terceiro ano consecutivo de furtos" na sua exploração.
"Nunca tinha sido com esta dimensão. Por isso, estamos a pensar em montar piquetes de guarda", já que "as autoridades não conseguem pôr cobro a isto", desabafou.
http://www.publico.pt/Local/furto-de-cabos-electricos-em-evora-resulta-em-prejuizos-de-dezenas-de-milhares-de-euros-1523117
Sem comentários:
Enviar um comentário