sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Azeite: Campanha de 2012 foi mais escassa

Publicado a 12 FEV 13 às 18:54
Mais procura, melhor preço, mas menos azeite. A campanha de 2012 foi
muito mais escassa. No ano passado, o azeite foi um produto muito
exportado, mas este ano deverá haver quebra.A TSF tomou o pulso ao
negócio da azeitona, que ocupou algumas regiões do país, nos últimos
quatro a cinco meses.

Enviar por email Link

Um trabalho de Joana de Sousa Dias sobre a produção de azeite

A procura é muita, cada vez mais, mas a falta de humidade e as geadas
desacelararam a produção e diminuíram a oferta.
As consequências da quebra na campanha da azeitona fizeram-se notar.
João Ribeiro, da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, que tem o
maior lagar do país, aponta para uma quebra de 40 por cento na
produção de 2012.
Ainda assim, Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, admite
que os números superam as expectativas.
Há uma quebra relativamente às 76 mil toneladas de 2011, contrariada
pelos números positivos das exportações. Valores que não param de
aumentar.
Nos primeiros dez meses do ano passado, Portugal exportou 197 milhoes
de euros de azeite.
Apesar disso, Mariana Matos sublinha que Portugal vai ter de continuar
a recorrer aos mercados estrangeiros.
O Brasil é o maior comprador de azeite português, representando 65 por
cento das exportações nacionais deste produto.
Joana de Sousa Dias

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3049636&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário