sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cresce a preocupação em Bruxelas com a gripe aviária na Europa


Novembro 19
09:16
2014

Os três casos detectados de gripe aviária, em três países europeus diferentes, está a começar a preocupar, não só as autoridades de Bruxelas, como também, a opinião pública.

O primeiro caso apareceu na Alemanha, no dia 4 de Outubro, no Land of Mecklenburg-Western Pomerania, atingido uma exploração de 31.000 perus, que tinham 15 semanas de idade.

O segundo caso detectado ocorreu no dia 16 de Novembro, em Hekendorp, na Holanda e atingiu uma exploração de 150.000 frangos.

O terceiro caso, cuja estirpe do vírus ainda está por confirmar, foi declarado também no dia 16 de Novembro, no norte de Yorkshire, no Reino Unido, atingindo uma exploração de 6.000 patos.

O vírus que atingiu as explorações na Alemanha e na Holanda é o mesmo, o H5N8, o que faz aumentar a preocupação das autoridades sanitárias.

Os dois países tomaram imediatamente medidas de contenção, isolando um raio de 3 km das explorações, onde não é permitido o trânsito de animais, destruindo todos os animais das explorações afectadas e procedendo a análises rigorosas a todas as aves da zona.

A primeira teoria é que a propagação se deveu à movimentação migratória de aves selvagens.

A estirpe deste vírus é muito activa para as aves, mas de difícil contaminação aos humanos, o que não evita grandes preocupações, depois do que aconteceu no passado recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário