terça-feira, 18 de novembro de 2014

Tractor of the Year 2015(R) | Vencedores acabam de ser conhecidos

12-11-2014



Os modelos vencedores do prémio Trator do Ano 2015® acabam de ser divulgados numa cerimónia realizada na EIMA, em Itália. Na qualidade de membro do júri, abolsamia esteve presente e dá-lhe a conhecer o perfil dos premiados. 

A mais importante feira de maquinaria agrícola realizada em Itália, a EIMA, abriu hoje as portas ao público, e foi a ocasião escolhida pela organização do Tractor of the Year® [TOTY] para comunicar os resultados da edição deste ano.

Como habitualmente, foram atribuídos três prémios. A Case IH recebeu a distinção principal, reservada ao Trator do Ano para campo aberto, a New Holland recebeu a distinção de Melhor Especializado, e a Deutz-Fahr foi galardoada com o selo de Melhor Design. Apresentamos-lhe um breve perfil de cada um dos três vencedores.

Trator do Ano para Campo Aberto | Case IH Magnum 380 CVX

Nesta edição do TOTY, a categoria principal contou com finalistas de peso e dificilmente alguém podia arriscar um palpite sobre quem sairia vencedor. As avaliações feitas pelos vinte e três membros do júri acabaram por dar a vitória à mais recente geração de um modelo da Case IH que já tem atrás de si 25 anos de história. O Magnum 380 CVX é o maior da série e também o maior trator convencional da marca. A mais recente atualização a que foi sujeito visou adequá-lo às normas anti-poluição vigentes e pelo meio foram aperfeiçoados alguns outros detalhes.

Equipa com um motor FPT Cursor 9 de 8,7 litros, com uma potência de 380 cv (435 cv com power boost), que está preparado para o nível de emissões Fase IV/Tier4 Final. A transmissão CVX, de variação contínua, possui 4 gamas mecânicas e pode ser configurada para 40 km/h Eco ou 50 km/h Eco. Permite o ajuste de 3 velocidades objetivo e possui uma funcionalidade (Active Hold Control) que detém o trator num declive sem necessidade de recorrer aos travões.

O hidráulico apresenta uma capacidade máxima de elevação de 10,5 toneladas e a bomba hidráulica fornece um fluxo de 166 L/min, podendo em opção ir até aos 282 L/min. A cabina possui suspensão e na compra o cliente pode optar por um assento em pele com aquecimento e ventilação. 
Entre as inovações, destacamos uma caraterística que o diferencia. A Case IH desenvolveu uma versão Rowtrac, com rastos de borracha no eixo traseiro fornecidos de fábrica. Além de melhorar a tração e reduzir a compactação, por manter rodas no eixo dianteiro esta solução visa reduzir o impacto no solo durante as manobras. É uma combinação ainda muito pouco vista neste segmento de potência.

Melhor Especializado | New Holland T3.75F

A New Holland tem uma gama completa de tratores projetados para pomares, olivais e vinhas. O vencedor da categoria de Melhor Especializado da edição deste ano, o T3.75F, faz parte dessa família, estando vocacionado para a fruticultura e para as explorações de reduzida dimensão. Com 72 cv de potência, é o modelo maior da série T3F que começa nos 50 cv e é composta por 4 modelos. O motor é um FPT de 3 cilindros com 2930 cm³, preparado para o nível de emissões Fase IIIA/Tier 3.

Estão disponíveis duas diferentes transmissões com inversor sincronizado: 12/12 e 20/20. O creeper, para uma velocidade mínima de 0,1 km/h, e a configuração para 40 km/h são opcionais. A nível hidráulico, a capacidade máxima de elevação é de 2,3 toneladas. Possui uma bomba de 52 L/min para os serviços hidráulicos enquanto a direção é servida por uma bomba autónoma de 32 L/min.

Posiciona-se num segmento onde os isodiamétricos têm um peso considerável, sendo uma alternativa interessante para quem procura um trator em configuração convencional com plataforma e arco de proteção. 

Melhor Design | Deutz Fahr 9340 TTV

A parceria entre o Grupo SDF e o atelier Giugiaro Design está a dar bons frutos. O prémio de Melhor Design atribuído pelo TOTY vai pelo terceiro ano consecutivo para marcas do Grupo. Depois de o Deutz-Fahr 7250 TTV e o Lamborghini Nitro 130 VRT terem ganho nas duas anteriores edições, o prémio volta a ser conquistado pela Deutz-Fahr, desta vez com o modelo 9340 TTV. 

Os série 9 são um projeto completamente novo e vêm ocupar um patamar de potência, entre os 270 e os 340 cv, onde a Deutz-Fahr não tinha produto. O 9340 TTV é o maior modelo da gama e possui um motor Deutz de 6 cilindros, com 7,8 litros, que perfaz 340 cv de potência máxima. Está preparado para o nível de emissões Fase IV/Tier 4Final. 

A transmissão de variação contínua TTV Eccom 2.8 é fornecida pela ZF e permite alcançar os 50 km/h às 1.480 rpm e os 60 km/h às 1.785 rpm. O sistema hidráulico tem uma capacidade de elevação traseira de 12 toneladas e dianteira de 6.200 kg. A performance da bomba hidráulica é de 210 l/min. 

Uma solução interessante é o levantamento e abaixamento do capot através de comando elétrico. No domínio da segurança, o destaque vai para os travões de disco às quatro rodas com ABS opcional, e para o travão eletrónico de estacionamento. Este trator está vocacionado para transporte e para os trabalhos de preparação de solo em grandes áreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário