segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Agricultura foi "oásis" durante a crise e continua "progresso notável", diz ministra

Lusa
Etiquetas
Agricultura, Cristas
Ferramentas

 
  A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, destacou hoje a diminuição sistemática do défice agroalimentar do país e considerou que o setor da agricultura foi "um oásis" durante a crise, continuando a ter "um progresso notável".

"Foi um setor extraordinário [durante a crise], foi um bocadinho um oásis e o que podemos ver é que, mesmo com a economia a retomar, este setor, quer ao nível das exportações quer da substituição das importações, está a ter um progresso notável", afirmou a ministra.

Em declarações à agência Lusa, na Herdade Maria da Guarda, no concelho de Serpa, onde presidiu à inauguração de uma nova linha de produção do lagar local, Assunção Cristas elogiou o desenvolvimento do setor agrícola nos últimos anos.

"Os dados do último trimestre do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as exportações aumentaram 4,8%", enquanto "as importações diminuíram 3,1%", no que respeita à agricultura.

Estes valores significam, segundo a governante que tutela as pastas da Agricultura e do Mar, que "tem havido mais produção interna, mais absorção da produção interna" no mercado nacional e "ainda capacidade para exportar".

O défice agroalimentar de Portugal, realçou também a ministra, "tem vindo a diminuir sistematicamente".

"Em 2012, tivemos uma diminuição de quase 600 milhões de euros" e a tendência decrescente prosseguiu em 2013, sendo que, "nos primeiros oito meses" deste ano, a margem já é de "menos 400 milhões de euros", sublinhou.

Questionada pela Lusa, Assunção Cristas escusou-se a comentar a demissão do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que tomou essa decisão, no domingo, por considerar que a sua autoridade, enquanto governante, estava diminuída.

Numa declaração lida no Ministério da Administração Interna, Miguel Macedo disse não ter "qualquer responsabilidade pessoal" no caso de atribuição alegadamente fraudulenta de vistos dourados, que está a ser investigado no âmbito da Operação Labirinto, mas reconheceu que não tinha condições políticas para se manter no cargo.

Algumas pessoas com relações pessoais e profissionais a Miguel Macedo estão a ser averiguadas no âmbito dessa operação policial.

Na Herdade Maria da Guarda, a ministra da Agricultura presidiu à inauguração da 3.ª linha de produção do lagar, o que resulta de um investimento de 1,2 milhões de euros.

Este investimento vai permitir à empresa duplicar a sua capacidade de processamento de azeitona, passando de uma produção atual de 80 mil quilos de azeite por dia para 160 mil quilos.

O montante agora investido soma-se aos mais de 14 milhões de euros já aplicados, desde 2006, na herdade, a qual possui 600 hectares de terra e mais de 1,1 milhões de oliveiras plantadas, exportando mais de 95% do azeite que produz.

Sem comentários:

Enviar um comentário