sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Comissão insiste na proposta de legislação sobre o bio

Novembro 19
09:17
2014

A Comissão Europeia insiste em manter a sua proposta de legislação sobre a agricultura biológica, mesmo depois das fortes críticas de vários estados membros, no último Conselho de Ministros da Agricultura. A Alemanha, a Holanda e a República Checa chegaram, mesmo, a pedir a revogação do texto.

O Comissário Hogan não pretende retirar a proposta e propõe que ela seja amplamente debatida no próximo Conselho de Ministros de Dezembro e mostra-se aberto a introduzir, depois, as modificações que vierem a ser propostas.

A grande discussão continua centrada sobre a suspensão de derrogações que existem e, especialmente, na possibilidade de usar 5% de matérias-primas convencionais na ração dos animais bio.

Outra situação polémica prende-se com as explorações mistas que a Comissão quer proibir, sendo que os estados membros consideram que tal medida vai bloquear o desenvolvimento do bio na Europa.

Os ministros menos críticos defendem que se deve procurar um equilíbrio entre o rigor da produção, dos controlos e do desenvolvimento da actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário