quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Portugal Agro junta a agro-indústria na capital

20-11-2014



Caminhar pela Portugal Agro pode ser um suplício para quem não pretende aumentar alguns quilos. A cada corredor, esquina ou praça, somos confrontados com o melhor da gastronomia nacional. Enchidos, queijos, azeites, doces…há de tudo, e o (bom) problema é esse.

Gulodices à parte, esta é a primeira edição da Portugal Agro. Teve o seu inicio hoje e estende-se até domingo, dia 23 de novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). As expetativas, essas, são boas, segundo alguns expositores ouvidos pela abolsamia.

"A nossa presença é, sobretudo, institucional. Fazemos parte deste mercado e, como é óbvio, queremos estar presentes e junto de alguns dos nossos parceiros que também aqui estão. Não temos grandes expetativas nas vendas de máquinas, mas é muito importante fazer parte da primeira edição da Portugal Agro", afirmou João Rosa da Galucho.
Mais ao lado, na Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (CONFAGRI), a abolsamia falou com Miguel Martins, membro do departamento técnico. "As expetativas são muito boas. Sabemos que o público presente nesta feira será, essencialmente, citadino, mas isso também poderá ter as suas vantagens. Queremos mostrar os nossos serviços e divulgar o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020", adiantou.

Também a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) acederam a trocar algumas palavras com a abolsamia. Segundo a associação, "este evento é bastante relevante pois dá-nos a oportunidade aconselhar, da melhor forma, os jovens que pretendem abraçar esta área", refere Francisca Severino. Ainda no mesmo discurso, a responsável enumerou os principais temas desenvolvidos pela AJAP, de forma a auxiliar os jovens agricultores. "Gestão de Marca, Análise de Investimentos, Inspeção e Calibração de Pulverizadores, Segurança no Trabalho Agrícola, Eficiência Energética, Tecnologias Pós-Colheita, Agricultura de Conservação, Construção de Presença Web, Comércio Eletrónico de Produtos Agrícolas e um Plano de Negócios são as temáticas em que podemos dar vastos aconselhamentos a quem nos procurar".

Motivada com a realização do certame estava Fátima Vila Maior, diretora de Área de Feiras da FIL e responsável pelo Portugal Agro. "Pretendemos ser uma grande mostra agregadora da produção nacional, dos produtos e recursos nacionais, visando estimular a capacidade produtiva das várias regiões, promovendo para os profissionais e grande público a excelência dos nossos produtos e da nossa tradição aliada à inovação". 
Ainda segundo Fátima Vila Maior, a primeira edição do Portugal Agro receberá "cerca de 600 empresas e entidades, além da parceria de mais de 50 instituições, entre federações, associações e entidades regionais, além do apoio do Ministério da Agricultura e do Mar e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola", adiantou.

Sem comentários:

Enviar um comentário