terça-feira, 18 de novembro de 2014

Será que o PDR 2020 responde às necessidades da agricultura e do desenvolvimento rural da Região Norte?

Especialistas e responsáveis do Ministério da Agricultura debatem, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Cenários sobre a evolução e viabilidade do tecido associativo agrícola da região Norte vão ser apresentados no dia 19 de Novembro, na UTAD em Vila Real, pelo IDARN – Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, resultado do Estudo sobre o associativismo agrícola do Norte realizado no âmbito do Projecto ORIAN – Optimização da rede Institucional Agrária da Região Norte e patrocinado pela Comissão de Coordenação da Região Norte.

No evento será abordado o contexto e as funções das Organizações Agrícolas regionais do Norte, considerando a perspectiva económica, social e territorial, e qual o papel e o posicionamento destas entidades no futuro da agricultura e desenvolvimento rural.

O presidente do IDARN, Prof. Doutor Francisco Carvalho Guerra, sublinha "O Estudo mostra que são cada vez mais necessárias organizações agrícolas dinâmicas e profissionais capazes de apoiar os agricultores e empresários agrícolas, quer na dimensão do apoio técnico às explorações como na organização e concentração da produção agrícola para uma maior competitividade nos mercados, quer sejam regionais, nacionais, ou de exportação sendo necessário apontar os caminhos, regras e apoios disponíveis. Consciente destes desafios o IDARN promoveu um Estudo, coordenado por José Miguel Silva, especialista com larga experiência no sector, cujos resultados importa conhecer e debater".

Igualmente debater-se-á o impacto do PDR - Plano de Desenvolvimento Rural 2020 na agricultura da região e nas estruturas associativas de apoio aos agricultores e empresários agrícolas, permitindo reflectir sobre como as medidas do novo quadro programático de apoio afectarão a região, dando oportunidade aos participantes de se posicionarem no sentido de implementar estes novos apoios disponíveis.

"Numa altura em que se estão a implementar as novas políticas regionais e sectoriais, é oportuno a divulgação deste Estudo porque o PDR 2020 parece não responder às necessidades da agricultura e desenvolvimento rural da Região Norte, em particular nos territórios mais desfavorecidos do interior, daí a importância de termos o Director do Gabinete de Planeamento responsável pelo PDR 2020, e o Director Regional da Agricultura do Norte, presentes neste importante debate".

Arlindo Cunha, antigo Ministro da Agricultura, Emídio Gomes, Presidente da CCDRN, e António Branco, Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, debaterão a agricultura e os impactos do PDR 2020 na região Norte nas perspectivas da competitividade, da coesão territorial e da governança do sector agro-rural.

Fonte:  IDARN

Sem comentários:

Enviar um comentário