quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Embargo russo continua a causar graves problemas à agricultura europeia


Novembro 18
09:22
2014

Segundo as últimas estimativas, o embargo russo é responsável por prejuízos anuais, na agricultura europeia, no montante de 5,2 mil milhões de euros. Esta situação tem vindo a causar uma forte discussão sobre como financiar os programas de ajudas aos sectores afectados.

A Política Agrícola Comum tem um envelope de 447,9 milhões de euros, do fundo de crise agrícola. O problema é que a utilização desse fundo implica um corte de 1,3% no montante das ajudas directas pagas aos produtores.

Com todos os programas já aprovados, esta verba está reduzida a 88 milhões de euros, se bem que temos de considerar que as verbas para o sector das frutas e legumes não vão ser todas utilizadas.

A ajuda especial no sector leiteiro dos países Bálticos e Finlândia continua a esperar luz verde.

Por fim, para cúmulo da situação, vão existir multas pesadas para os produtores de leite, devido a terem ultrapassado as quotas leiteiras e estas verbas não serão atribuídas ao sector agrícola, mas usadas noutros programas humanitários, como a luta contra o Ébola ou o apoio aos refugiados sírios.

A oposição a esta proposta da Comissão vem de todos os sectores, incluindo o Parlamento Europeu, pelo que se esperam reacções da Comissão Juncker.

Sem comentários:

Publicar um comentário