quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Montepio entra no capital do Banco de Terra de Moçambique

O Montepio vai ser um dos dois accionistas de referência do Banco Terra de Moçambique, juntamente com o holandês Rabobank, numa operação acompanhada de um aumento de capital da instituição financeira.
Segundo um comunicado enviado ontem à Lusa pelo Banco Terra, a entrada formal do Montepio Holding foi aprovada pelos accionistas a 4 de Setembro e prevê um aumento de capital da instituição até 1.500 milhões de meticais (cerca de 39 milhões de euros). 

A primeira tranche de 900 milhões de meticais (23,3 milhões de euros) já foi realizada. O Montepio Holding e o Rabobank terão a mesma participação de 45% cada na instituição, que conta ainda com capitais do norueguês Norfund e da instituição financeira de desenvolvimento moçambicana Gapi-SI. Segundo fonte do Banco Terra, a entrada do Montepio foi realizada apenas por via do aumento de capital e não pela aquisição de posições já existentes. De salientar que a entrada do Montepio no capital do Banco Terra tinha sido avançada à Lusa pelo presidente do Montepio em Dezembro de 2013, referindo que estava apenas dependente da autorização dos reguladores. Tomás Correia disse, na altura, que a operação deveria custar cerca de 20 milhões de dólares (16 milhões de euros ao câmbio actual). 

O Banco Terra nasceu em 2008 visando ser uma referência para financiamentos nas áreas da agricultura e alimentação e fornecer serviços financeiros às populações rurais e suburbanas, mantendo uma rede de agências nas províncias de Maputo, Inhambane, Manica, Sofala, Tete e Nampula. Até agora, o Montepio estava presente em Moçambique apenas através da Moçambique Companhia de Seguros, depois de, em 2007, ter vendido a posição que detinha no Banco de Desenvolvimento e Comércio de Moçambique. De salientar que a banca moçambicana tem uma forte presença de capitais lusos, destacando-se o Millennium, BPI, CGD, Novo Banco e Banco Big.

Sem comentários:

Enviar um comentário