Iniciativa
Nova campanha promove o País e a produção nacional
A ideia da nova campanha é ajudar os produtos nacionais a competirem
em termos de qualidade e apresentação com os produtos estrangeiros.
Mónica Silvares
22/09/11 00:05
Comunidade
Fundos comunitários vão ajudar a melhorar produtos nacionais e a
vender marca Portugal.
O Governo quer promover a imagem de Portugal no mundo e incentivar a
produção e o consumo de produtos nacionais. Assim, o Ministério da
Economia, em conjunto com o Ministério da Agricultura, está a preparar
uma campanha vasta que contará com financiamento comunitário.
Por exemplo, um consumidor, no supermercado, pode preferir uma laranja
californiana porque tem melhor aspecto e é mais barata. A ideia é
ajudar os produtores nacionais a oferecer uma laranja igualmente
bonita, mais saborosa, com a calibragem certa e com uma embalagem mais
atractiva. "Vamos identificar os factores que penalizam a oferta
nacional e trabalhar sobre eles", explicou ao Diário Económico uma
fonte envolvida no processo.
O objectivo é desenvolver um modelo não proteccionista, que valorize a
qualidade e alerte os consumidores" para os produtos nacionais, frisou
outra fonte. A ideia não é inédita. Desde 2006 existe uma campanha
lançada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), "Compre o que é
nosso" e que já tem mais de 800 empresas aderentes. Mas agora
pretende-se fazer algo mais abrangente para que "as marcas ganhem
músculo".
"Com base nessa experiência o Governo pediu a dois grupos de trabalho
para tornar a iniciativa mais abrangente", explicou ao Diário
Económico outra fonte, acrescentando que os trabalhos estão a ser
desenvolvidos desde Agosto. "Por isso, ainda não se chegou à fase da
orçamentação", acrescentou.
http://economico.sapo.pt/noticias/nova-campanha-promove-o-pais-e-a-producao-nacional_127222.html
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