segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sumol+Compal fecha ano com 15% das vendas ao estrangeiro

Bebidas
Dírcia Lopes
19/09/11 00:05
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, visitou a fábrica da
empresa, em Almeirim.

Estratégia passar por alargar o destino dos produtos. A China é a
grande aposta, mercado no qual a empresa irá instalar um colaborador
em breve.
Para contornar a retracção no consumo e na procura que se sente no
mercado interno a Sumol+Compal aposta na estratégia de
internacionalização para continuar a crescer. Em entrevista ao Diário
Económico, à margem da visita da ministra da Agricultura, Assunção
Cristas à fábrica de Almeirim, o presidente da comissão executiva do
grupo, Duarte Pinto, garante que a expectativa este ano é fazer
crescer o peso das exportações para a casa dos 15%, o que irá
corresponder a um volume de vendas de 70 milhões de euros.

A Sumol+Compal já exporta para mais de 60 países com destaque para
Angola, Cabo Verde, Suíça e França, o que faz com que "nas nossas
principais marcas mais de 40% do volume de Sumol e de Compal é
realizado fora de Portugal. Diria mesmo que hoje se vende mais Sumol
fora de Portugal do que dentro", sublinha Duarte Pinto.
No mercado externo a estratégia para continuar a crescer passa pela
"capacidade de alargamento da base geográfica de destino dos nossos
produtos", explicou Duarte Pinto. Neste âmbito, a presença na China e
o acelerar das exportações para este país ganham relevância. De acordo
com Duarte Pinto, "estamos em vias de colocar o nosso primeiro quadro
residente na China, o que acontecerá ainda durante o segundo semestre.
Estamos na fase de selecção". A presença deste colaborador será
fundamental para a empresa conhecer melhor o mercado e recomendar a
estratégia a seguir, assim como sobre eventuais parcerias. "É preciso
conhecer a China, é um mercado gigantesco, mas é muito distante e
muito diferente daquilo que conhecemos e da realidade que temos em
Portugal". Apesar de já exportar um volume ainda marginal de produtos
para o mercado chinês, o presidente da comissão executiva está
confiante que "dada a dimensão do país, 1% de vendas naquele mercado é
uma dimensão muito grande para uma empresa como a nossa".
http://economico.sapo.pt/noticias/sumolcompal-fecha-ano-com-15-das-vendas-ao-estrangeiro_126883.html

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