quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Espanha quer comprar laranjas no Alentejo. Porquê?

GREVE GERALACOMPANHE AQUI TUDO AO MINUTO
Empresas

Grupo J. Garcia Carrion que fazer «o sumo espanhol mais vendido na Europa» com laranjas da zona do Alqueva

PorRedacção RL 2011-11-23 16:04
123451 votos Comentários
O grupo espanhol J. Garcia Carrion (JGC), um dos maiores da Europa a nível agro-industrial, quer comprar laranjas a agricultores alentejanos, da zona abrangida pelo Alqueva, para produzir bebidas à base de sumo em Espanha.


O projecto, apresentado esta terça-feira em Beja, envolve o grupo JGC, «líder no mercado de sumos em Espanha e o segundo da Europa», e a empresa Trevo, de Beja, que presta assessoria a projectos agrícolas, florestais e ambientais.

A fábrica de produção de produtos elaborados à base de sumo de laranja do grupo, situada em Villanueva de los Castillejos, na província de Huelva, «está junto à fronteira com Portugal e muito próxima da zona do Alqueva», disse à agência Lusa o director do projecto de Huelva do grupo JGC, António Moreno.

Por isso, explicou, o grupo quer «aproveitar esta proximidade e associar-se a agricultores da zona do Alqueva», sobretudo do Baixo Alentejo, que produzem ou queiram produzir laranjas para a indústria, com o objectivo de lhes comprar laranjas para produzir os seus produtos.

Segundo António Moreno, a fábrica de Huelva produz bebidas à base de sumo de laranja, como o sumo «Don Simon», o «líder» do mercado em Espanha e «o sumo espanhol mais vendido na Europa», a partir da produção dos 1.500 hectares de laranjeiras do grupo e de outros mil hectares de agricultores espanhóis associados.

No entanto, a fábrica de Huelva, para a sua produção, precisa, no futuro, de mais oito mil hectares de laranjeiras e, para tal, o grupo está «a desenvolver um trabalho de captação de agricultores, para se juntarem ao projecto JGC no mundo dos sumos».

António Moreno espera que «exista interesse da parte dos agricultores alentejanos» em associar-se ao projecto, já que dispõem de boas terras, clima adequado e a água do Alqueva, «razões fundamentais para avançar com um tipo de cultura que é rentável».

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/laranjas-alentejo-sumo-don-simon-agricultura-agencia-financeira/1301779-1728.html

Sem comentários:

Enviar um comentário