sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Grupo Riberalves inaugura projecto de enoturismo

O Grupo Riberalves inaugurou, ontem, o mais recente projecto de enoturismo do país localizado em São Mamede da Ventosa, Torres Vedras.



Com um investimento de 5 milhões de euros, a Quinta da Archeira – Adega Mãe é a realização da aposta de negócio mais recente do grupo – o vinho.





João Alves, fundador e presidente do grupo

Riberalves, Assunção Cristas,

ministra da Agricultura,

Ambiente, Mar e Ordenamento do Território,
e Bernardo Alves, director-geral do grupo

Segundo Bernardo Alves, director-geral do Grupo Riberalves, ao ambitur.pt, este "sonho antigo da família Alves" foi adquirido em 2008 numa exploração de 45 hectares. Bernardo Alves explica que o projecto foi posteriormente desenvolvido em parceria com o arquitecto Pedro Mateus, numa área total de construção de 4500 metros quadrados, que compreende zona de produção, os laboratórios, as zonas de envelhecimento, armazéns, linhas de engarrafamento, espaços administrativos e zona de eventos. "Pretendeu-se criar um projecto pioneiro de agricultura e enoturismo na região", sustenta.



Na produção de vinhos, a Adega Mãe conta com Anselmo Mendes como enólogo consultor. Contudo, esta não se limita à produção de vinho e à vitivinicultura, contando assim com "componente muito forte no enoturismo e esta desenvolver-se-á com a realização de muita dinamização: workshops; visitas guiadas; cursos de degustação de vinho; organização de eventos, exposições de arte, etc". A Adega Mãe conta, também, com um espaço dedicado à sua loja de vinhos.

Bernardo Alves indica que inicialmente "vamos estar muito orientados igualmente na captação de visitantes na região da Grande Lisboa. Não nos podemos esquecer que Lisboa tem o maior núcleo populacional do país e isso tem e deve ser explorado, demonstrando o valor deste projecto, com a qualidade dos nossos produtos e fazendo um acompanhamento próximo dos nossos consumidores nesta nova área de negócio".



A distribuição dos vinhos da Quinta da Archeira – Adega Mãe vai estar focada no canal HORECA, com maior incidência na região de Lisboa, "para estar depois disponível nas grandes superfícies a nível nacional". Os mercados internacionais também fazem parte da visão comercial do grupo sendo que Angola, Brasil e Moçambique serão os mercados estratégicos.

Em 2012, será a estreia do primeiro vinho da Adega Mãe, o Dory, que "será a marca "umbrela" de todos os nossos vinhos".



Por Raquel Relvas Neto

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=24928

Sem comentários:

Enviar um comentário