segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O império dos cafés que bate o pé aos gigantes mundiais

NOVEMBRO: MÊS DA ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS
por LUÍS GODINHO18 Novembro 2011

Líder do mercado em Portugal, a Delta comemorou este ano meio século.
A exportação responde por 20% da facturação
Quando aos 13 anos começou a trabalhar na torrefacção de cafés, Rui
Nabeiro estaria longe de imaginar o império que iria construir ao
longo da vida. Hoje, a Delta dá emprego a cerca de três mil pessoas,
factura 280 milhões de euros por ano, é líder de mercado em Portugal e
está presente em diversos países onde compra ou para onde exporta
café.

Rui Nabeiro, que este ano festejou o 80.º aniversário, começou a
trabalhar na Torrefacção Camelo, empresa familiar cuja direcção
assumiu aos 19 anos, depois do falecimento do pai. Em 1961, 11 anos
depois, criou a sua própria empresa - a Manuel Rui Azinhais Nabeiro,
Lda. -, começando por explorar um armazém e uma pequena torrefacção de
cafés. Foi por essa altura que lançou no mercado a marca que o haveria
de projectar na vida empresarial. Nascia a Delta.
"Foi assim que tudo começou", diz Rui Miguel Nabeiro, 32 anos, neto do
"patriarca" e administrador da empresa. "O negócio do café faz parte
da vida do meu avô desde sempre."
Novo momento importante ocorreu no pós-25 de Abril quando as
independências das antigas colónias fez que Portugal passasse de
produtor a importador de café, produto que começou a tornar-se cada
vez mais raro no mercado. "Nessa altura o meu avô fretou um barco e
partiu rumo a Angola comprando café suficiente para trazer para
Portugal, colmatando assim a falta que havia. Esta situação foi
determinante para a nossa empresa."
Na década de 80 dá-se a separação da actividade comercial da
industrial. "Um ponto de viragem" que culminou com a reorganização da
Delta em 1998, através da qual foram criadas 22 unidades de negócio,
organizadas por áreas estratégicas com o objectivo de reforçar a
actividade central do grupo, a comercialização de café.
Pelo meio, o "patriarca" exerceu diversos cargos públicos, foi
presidente da Câmara de Campo Maior, investiu na área social,
tornou-se comendador, doutor honoris causa pela Universidade de Évora
e preservou a empresa da investida de "gigantes" do sector alimentar
como a Nestlé.
"Esse é um episódio passado há vários anos. A Delta Cafés não está à
venda e não está em 'guerra' com as multinacionais. E a verdade é que,
se avaliarmos o mercado em que nos inserimos, há lugar para vários
players", diz Rui Miguel Nabeiro, licenciado em Gestão e cuja vida deu
muitas voltas antes de chegar à empresa fundada pelo avô.
"Ingressei na Delta em 2003 após algumas experiências profissionais no
estrangeiro, nomeadamente em Itália e Suíça, mas todo o meu percurso
decorreu naturalmente, sem influências familiares." "Gosto do que faço
e tenho orgulho em ser membro activo de uma empresa familiar, com 50
anos de trabalho e história, na qual a intergeracionalidade é uma
mais-valia e uma aprendizagem constante", garante o administrador,
cujos oito anos de "casa" têm estado particularmente focados na Delta
Q, a marca do grupo direccionada para o segmento do consumo de café
expresso em cápsulas.
"A Delta Q foi lançada em 2007 quando sentimos que o ciclo de inovação
estava concluído", explica Rui Miguel Nabeiro, considerando que a
marca foi lançada "na altura certa" e com a vantagem de utilizar a
rede de distribuição do grupo. "O objectivo é consolidar a nossa
posição no mercado português com uma constante aposta em inovação,
como são exemplo os recentes lançamentos power coffee e tisanas e
prosseguir a nossa estratégia de internacionalização."
Actualmente a Delta compra café praticamente a todos os países
produtores, entre os quais Brasil, Angola, Vietname e Costa Rica. As
exportações representam 20% da facturação total, com Espanha à cabeça
de uma lista em que se integram outros países como França, Luxemburgo,
Brasil e Angola.
http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2131754&especial=Made%20in%20Portugal%20-%20M%EAs%20da%20Alimenta%E7%E3o%20e%20Bebidas&seccao=ECONOMIA&page=-1

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