Hoje, a Comissão Europeia aprovou 14 programas apresentados por 11
Estados-Membros para promover frutas e produtos hortícolas frescos no
mercado interno e em países terceiros.
Os programas seleccionados, com a duração de três anos, têm um
orçamento total de € 34,1 milhões, dos quais € 17 milhões (50%) são
financiados pela UE. Estes programas fazem parte de um pacote de
medidas proposto pela Comissão este verão, dada a difícil situação do
mercado que o sector enfrenta após a crise de E. Coli (ver IP/11/829
).
No contexto da crise que atingiu o sector das frutas e produtos
hortícolas, Dacian Ciolos, Comissário responsável pela Agricultura e
Desenvolvimento Rural, comprometeu-se a apoiar este sector, acelerando
os procedimentos para a adopção de programas para promoção. "Este
pacote extra de emergência completa medidas implementadas durante o
verão para ajudar o sector das frutas e produtos hortícolas a superar
a crise de E. Coli. Durante este período, a Comissão tem demonstrado a
sua capacidade de responder rapidamente e proporcionalmente para
ajudar os agricultores mais atingidos pela crise. A médio prazo,
iremos também incluir medidas para ajudar os produtores a recuperarem
a situação anterior à crise", disse hoje o comissário.
Um regulamento aprovado em Julho passado reduziu em mais de metade a
duração normal do processo de adopção associado com co-financiamento
de programas deste tipo. Neste período, a Comissão recebeu 17
programas (com um orçamento total de 40,1 milhões €), dos quais 14
foram seleccionados para co-financiamento. Onze deles são para o
mercado interno e três em países terceiros. A Alemanha é o país alvo
principal entre os Estados-Membros, enquanto os programas para países
terceiros são destinados a mercados chineses, russos e ucranianos.
A lista completa dos programas e orçamentos aprovados constam do Anexo.
(*) Portugal não consta da lista de EM com programas aprovados
Fonte: CE
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/11/18k.htm
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