segunda-feira, 13 de julho de 2015

Actualização do Guia Europeu de Boas Práticas de Higiene para cereais e oleaginosas

 13-07-2015 


 
A Comissão Europeia e os Estados-membros aprovaram a nova versão do Guia Europeu de Boas Práticas de Higiene para a recolha, armazenamento, comercialização e transporte de cereais, oleaginosas, proteaginosas, de outra plantas e os produtos derivados por COCERAL (comerciantes europeus de cereais), COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia) e Unistock (armazenista portuários).

A nova versão do Guia oferece uma melhor orientação aos operadores sobre como gerir e vigiar salmonela e dioxinas. Reforça as directrizes sobre a gestão de riscos de micotoxinas e alarga o seu âmbito de aplicação aos co-productos, fortalecendo orientação sobre a rastreabilidade e o reforço das boas práticas na secagem.

A novidade da versão de 2015 é o desenvolvimento de um capítulo específico para as boas práticas de higiene par ao armazenamento de cereais em silos localizados em portos. Desenvolvido com a colaboração da Unistock, torna o guia mais completo a partir de uma perspectiva da cadeia de fornecimento.

O documento permite aos operadores outra caixa de ferramentas de apoio à gestão diário dos alimentos e segurança alimentar dos produtos. O guia ajuda os operadores a cumprir com as boas práticas de higiene na recolha, armazenamento, comercialização e transporte, e a identificar os riscos importantes que podem ter um impacto na segurança dos consumidores e para criar procedimentos de controlo.

Aprovada em 2010, o Guia foi objectivo de revisão no último par de anos sobre a base dos avanços na gestão de riscos de segurança alimentar e rações e sobre sugestões e contribuições recebidas dos Estados-membros.

A COCERAL, COGECA y Unistock comprometem-se a manter a actualização do Guia para que possa evoluir e adaptar-se às novas necessidades de alimentos e segurança das rações, assim como aos novos métodos de gestão de riscos, em colaboração com os parceiros da cadeira alimenta humana e animal dos Estados-membros.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário