quinta-feira, 16 de julho de 2015

Alqueva com mais 15 mil hectares


Jul 15, 2015Destaque Home, Notícias0Like

Os blocos de rega de São Pedro, Baleizão e Quintos, que cobrem uma área de cerca de 15.000 hectares (ha), e os circuitos hidráulicos São Pedro/Baleizão e Baleizão/Quintos serão inaugurados a 17 de Julho, pelas 17h30. A cerimónia, que será presidida por elementos do Governo, terá lugar na Estação Elevatória do Estácio.

As novas infra-estruturas, que integram o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, estão equipadas com uma estação elevatória e 459 hidrantes, que irão servir 805 explorações e 448 proprietários. Em comunicado, a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) explica que as três empreitadas foram «financiadas pelo PRODER (programa de desenvolvimento rural em vigor até 2013) e representam um investimento global de perto de 60 milhões de euros».

Os circuitos hidráulicos que serão inaugurados no mesmo dia integram a Estação Elevatória de São Pedro e as barragens de Amendoeira e Magra. As estruturas contam com uma estação de filtração e um reservatório. Além de alimentarem as áreas das explorações servirão também para «reforço do abastecimento público ao concelho de Beja», adianta a EDIA.

Com a integração destes 15.000 ha, o perímetro de rega do Alqueva sobe para os 88.000 ha. A EDIA garante que estão «em curso trabalhos para a instalação de mais cerca de 30.000 ha, com vista à conclusão do projecto até ao final do corrente ano».


Sem comentários:

Enviar um comentário