segunda-feira, 13 de julho de 2015

Comunicado CNA

INCÊNDIOS  FLORESTAIS  RESSURGEM  COM  VIOLÊNCIA

MEDIDAS  DEMOGÓGICAS  DO  GOVERNO  NÃO  OS  APAGAM   NEM  OS  EVITAM…


Com condições climáticas mais propícias, aí temos os Incêndios Florestais extensos e violentos !  Aí temos a Floresta Nacional pasto das chamas com os consequentes e muito elevados custos económicos e ambientais.  Com a insegurança e o drama das Populações.

Até 1 de Julho, já tinha ardido três vezes mais área de Floresta e Matos (cerca de 18 mil ha) que durante igual período do ano passado em que houve mais chuva. 

Saliente-se que só agora começou a fase mais aguda dos Incêndios Florestais – a chamada fase "charlie" – que vai desde 1 de Julho a 30 de Setembro.  

A Floresta Nacional continua desprotegida e desordenada, pronta para arder e, isto, para além de atacada por doenças e pragas de todos os tipos e sem controlo eficaz.  Doenças e pragas que incidem sobre quase todas as espécies florestais 

Mas a mais devastadora "doença crónica" da Floresta Nacional é provocada pela continuada falta de prevenção efectiva de Incêndios e pela ausência prática de um correcto ordenamento florestal por parte dos sucessivos Governos. Com tamanha negligência oficial Governo atrás de Governo, são anos e anos seguidos com políticas agro-florestais verdadeiramente "incendiárias"…

Foi mesmo na Floresta que o PRODER (2007 – 2013) registou a mais baixa taxa de execução - menos de metade - do investimento agro-florestal inicialmente previsto. Aliás, a meio percurso deste Programa, foram cortados, pelo Governo, na ordem de 150 milhões de Euros inicialmente destinados à Floresta, inclusivé para acções de Prevenção de Incêndios. 

Falham também alguns dos principais meios aéreos de combate aos Incêndios e o Governo não melhorou os apoios financeiros (e outros) às equipas de Sapadores Florestais. 


MEDIDAS  DEMAGÓGICAS   E TAMBÉM FRAUDULENTAS POR PARTE DO  GOVERNO

"APENAS"  VÃO  PÔR  EM RISCO  A  SEGURANÇA  DE  MUITA  GENTE…



Falamos da demagogia Governamental – perigosa para as Pessoas a envolver e não só – da "mobilização" de  2 200  desempregados e beneficiários do RSI para acções ditas de limpeza e vigilância da Floresta contra Incêndios.  

Trata-se de uma autêntica fraude, perante os meios a disponibilizar e os objectivos a que é suposto estar destinada, fraude engendrada pelo Governo para a sua propaganda demagógica.  Para fazer de conta que está com muita intervenção perante o flagelo dos Incêndios Florestais.

É perigoso colocar Pessoas impreparadas em acções ditas de vigilância e prevenção de Incêndios Florestais porque, deflagrado que seja um desses Incêndios, o impulso maior leva a que as Pessoas assim arregimentadas também se lancem no combate às chamas. 

Também é puro cinismo o Governo vir dizer que faz essa malfeitoria para bem dos desempregados envolvidos…

E é, ainda, mais uma forma de desvalorizar, objectivamente, a nossa Floresta de uso múltiplo ou não-intensiva.

Fazer acções de vigilância, de limpeza da Floresta e sobretudo dar combate a Incêndios Florestais – quase sempre violentos e extensos – exigem preparação profissionalizada.

Exigem muito conhecimento do terreno, dos caminhos, dos ventos irregulares que os próprios Incêndios provocam e do estado da Floresta em cada caso.  E, ainda assim, muitas vezes acontece a tragédia…

São, pois, situações que não se compadecem com esta espécie de duplo castigo: – primeiro, o estar-se desempregado; depois o ser-se obrigado a andar dentro da Floresta e assim poder vir a ser uma vítima dos Incêndios. Duplo castigo a aplicar pelo Governo a 2 200 desempregados que vão ficar em risco, pelo menos de cada vez que forem metidos (ou que se metam) a dar combate directo a Incêndios Florestais.  



SIM, É NECESSÁRIA  UMA  POLÍTICA  AGRO-FLORESTAL   ALTERNATIVA !

QUE  DEFENDA  A  AGRICULTURA FAMILIAR !

QUE  DEFENDA A  NOSSA  FLORESTA  DE  USO  MÚLTIPLO !



Coimbra, 13 de Julho de 2015

A Direcção da  C N A

fonte: Comunicado CNA

Sem comentários:

Enviar um comentário